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Artigos / Fevereiro, 2020

Uma introdução ao Inbound Marketing

Hoje em dia é extremamente comum lidarmos diariamente com mudanças e inovações, pois o mundo se reinventa todos os dias, criando novos métodos e técnicas para otimizar diversos processos e tarefas, que executamos em nossa vida.



A publicidade é uma das áreas que se mantém em constante evolução, afinal lida diretamente com a tecnologia, que por sua vez evolui com tanta rapidez quanto podemos acompanhar.  Essa evolução impacta diretamente nos métodos de anunciar produtos/serviços e de comprar. As mudanças são claras quando pensamos em exemplos simples, como por exemplo as compras on-line, que se popularizaram gigantescamente há poucos anos.

O que muitas pessoas não pensam é que, com tantas mudanças os consumidores e seus hábitos de consumo também mudaram, ou seja os antigos métodos utilizados para atingir o público também tiveram que se reinventar para atingi-los com eficácia.

Um dos grandes métodos que foram desenvolvidos para atingir os consumidores é o Inbound Marketing e no artigo de hoje é dele que vamos falar.

O que é Marketing Digital?

O Inbound Marketing faz parte do grupo de estratégias de Marketing Digital, por isso antes de mais nada precisamos entender o que elas são para sabermos com o que estamos trabalhando, mas não se assuste, é muito simples entender.

O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias de comunicação criadas por agências de publicidade, nas quais são utilizados a internet, telefonia celular e quaisquer outros meios digitais para divulgar e comercializar determinada marca e/ou seus produtos e serviços.

O que é Inbound Marketing?

Em uma tradução livre e bastante conhecida, Inbound Marketing pode ser entendido como o marketing da atração, nome muito adequado para sua função.

O Inbound Marketing é uma metodologia de pensar e fazer negócios que se diferenciou do Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional e vem conquistado cada vez mais as agências de publicidade, que por sua vez, conquistam os clientes graças aos ótimos resultados obtidos.

O seu grande diferencial como ferramenta de marketing digital é que o seu foco principal é no desenvolvimento de uma jornada de compras de um cliente em potencial, desde a atração até a retenção, entendendo e respeitando cada uma das etapas da jornada com clareza.

Esse método pensa no relacionamento com os clientes em potencial de uma forma progressiva, ou seja, como algo deve ser construído gradativamente seguindo etapas específicas para isso.

As etapas propostas pelo Inbound Marketing para a jornada de compras são:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar
  6. Reter

Cada uma delas possui extrema importância para que sejam fechados negócios de qualidade com clientes, pois ao invés de apenas empurrar um serviço/produto qualquer para o consumidor, você cria um laço com ele, mostrando todo o valor do negócio, daí o nome marketing da atração.

Em um grande resumo isso significa que, com o Inbound Marketing o cliente vem em busca do seu serviço e não o contrário.

Como o Inbound Marketing atrai o consumidor?

O Inbound Marketing utiliza uma técnica objetiva para atrair o seu consumidor, conteúdo, sim, conteúdo, essa é a palavra-chave que representa o grande sucesso do Inbound Marketing .

Essa metodologia atrai os clientes por meio da produção de conteúdos relevantes, fazendo com que eles busquem sozinhos e encontrem organicamente a marca ao invés do processo ser o contrário, a marca encontrar o cliente.

Com essa estratégia os consumidores tendem a sentir mais confiança na marca, deixando com que se aproximem naturalmente e consequentemente construam uma relação saudável e rentável, seguindo os passos da jornada de compras: atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção.

Claro, isso é apenas o básico do funcionamento dessa metodologia inovadora, mas se você, assim como todos os empresários buscam fechar negócios de qualidade e visam o crescimento da marca, o Inbound Marketing é o método perfeito para isso.

Nós temos um e-book que aborda mais a fundo sobre o funcionamento do Inbound Marketing. Preencha o formulário e baixe agora o e-book e fique por dentro dessa nova forma tão rentável de anunciar sua marca.

 

 

Gostou do conteúdo? Bem, somos suspeitos para falar, aqui na Imidiata amamos Inbound Marketing, afinal, além de ser uma metodologia inovadora, traz resultados incríveis para nossos clientes, não é a toa que todos os dias buscamos nos aperfeiçoar ainda mais nela.

Quer sentir os efeitos do Inbound Marketing na sua empresa? Venha tomar um café com a gente e entender o quanto você pode crescer se aliando a uma ótima agência de comunicação e uma ferramenta tão boa quanto o Inbound Marketing.

Se quiser saber ainda mais sobre o assunto acesse nosso blog, temos mais artigos sobre o Inbound Marketing, confira: