Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Agosto, 2020

Dia Mundial Da Fotografia: O Impacto da Fotografia na Publicidade

Alguma vez você já imaginou um mundo sem fotografias? Não?! Tempos atrás essa era a realidade. Hoje nós podemos registrar e guardar qualquer momento, que quisermos em poucos segundos graças à evolução das tecnologias.



A fotografia revolucionou o mundo e a forma das pessoas guardarem lembranças e registrarem momentos, mas muito além disso revolucionou diversas áreas de atuação, incluindo a publicidade.

Confira nosso artigo em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia e descubra o impacto da fotografia na publicidade.

Como surgiu a fotografia?

Muitos foram os estudiosos, que pesquisaram sobre formas de fixar imagens em um papel. E todos tiveram sua importância nesse processo. Contudo, foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1763-1828), que estudou as propriedades do cloreto de prata sobre superfícies de papel desde 1817 a 1826, quando conseguiu realizar a primeira fotografia registrada na história.

Como surgiu o Dia Mundial da Fotografia?

A data do Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, é uma homenagem à invenção do Daguerreótipo. Esse dispositivo desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, a partir dos estudos realizados por Joseph Nicéphore Niépce, foi o primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao público e foi mundialmente anunciado pela Academia Francesa de Ciências no dia 19 de agosto de 1839, daí a celebração do Dia Mundial da Fotografia acontecer nessa data.

O que é a Fotografia Publicitária?

Os primeiros anúncios registrados no mundo foram feitos apenas com palavras e continuaram sendo feitos dessa forma por muito tempo. Depois começaram a utilizar ilustrações em anúncios, até que a fotografia foi inserida nesse segmento, causando uma revolução.

Começou sendo utilizada apenas como elemento complementar aos conteúdos textuais, hoje, as fotografias podem ser o próprio conteúdo de peças publicitárias, dispensando quaisquer elementos textuais, tamanho o impacto que causa no público, quando bem planejada e executada.

As fotografias são ótimas para chamar a atenção, expressar sentimentos e cativar os consumidores, além de claro, exporem produtos e serviços de uma maneira muito clara. Mas diferente de outros tipos de fotografias, como as jornalísticas, científicas ou artísticas, a fotografia publicitária deve ser bem planejada antes de sua produção.

Para uma fotografia publicitária ser produzida, os profissionais responsáveis por ela precisam percorrer por várias etapas antes. Essas etapas são necessárias para que entendam os objetivos, analisem e compreendam as mídias nas quais ela será veiculada. Ou seja, uma fotografia publicitária requer um cuidado muito especial e bastante atenção por parte de todos os envolvidos, afinal ela estará representando uma marca, por isso tudo deve ser muito bem pensado e estruturado.

Qual foi a primeira Fotografia Publicitária no Brasil?

Nascido no dia 25 de abril de 1917, em Fortaleza-CE, Francisco Afonso Albuquerque, mesmo sendo apaixonado por fotografia desde os 15 anos de idade, ficou conhecido apenas em 1948, por ter sido o primeiro a utilizar fotografia em uma campanha publicitária no Brasil.

Morando em São Paulo, fez uma fotografia em still de um produto para a marca Johnson & Johnson, através da agência de publicidade J. W. Thompson. Antes disso, todos os produtos eram apresentados em anúncios através de ilustrações.

A importância da Fotografia para a Publicidade

Como já citamos, a fotografia revolucionou a publicidade, afinal para uma área que inicialmente trabalhava apenas com textos e depois com ilustrações, poder registrar produtos fielmente através da fotografia e poder reproduzi-los em anúncios era extremamente inovador e empolgante.

Utilizando a fotografia em anúncios publicitários, foi possível impactar positivamente os consumidores e atraí-los de uma forma muito mais eficaz, apresentando uma imagem real do produto, que estavam vendendo.

Como a expressão popular diz, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Os publicitários entenderam bem isso, quando viram o poder de uma imagem. Com o passar dos anos, surgimento de tendências e evolução das técnicas, esses profissionais entenderam, que o impacto de uma imagem é tão grande, que pode ser utilizada sem nenhum texto e ainda assim transmitir uma mensagem completa e de forma tão eficaz.

Mas, não é tão simples quanto parece, produzir uma foto publicitária, que seja capaz de causar algum impacto no emocional do público. Para que as fotografias desempenhem esse papel de forma eficiente, é necessário um grande estudo por trás.

Nesse estudo são levados em consideração diversos pontos-chave, para que cada foto cumpra com seu objetivo. São definidos pontos como, ângulos, posicionamento dos objetos, luzes, composição, ambiente, cenário, equipamento, etc. Após a produção das fotos, o trabalho ainda não está finalizado, antes de serem veiculadas, as imagens passam por um tratamento em softwares específicos, para que sejam destacados os seus melhores pontos.

A fotografia realmente revolucionou o mundo. Através dela podemos visitar qualquer lugar sem sair de casa e reviver momentos especiais, que guardamos com carinho, mas que não podem ser vividos novamente.

Além disso, revolucionou também o mundo publicitário de uma forma surreal. Antes, o que era representado apenas com palavras e ilustrações, hoje pode ser representado fielmente através de uma única imagem.

Sem a fotografia, o mundo seria completamente diferente hoje, por isso fizemos esse artigo, para homenagear essa técnica tão importante e claro, ressaltar o quão importante a fotografia é para a publicidade.

Gostou desse artigo? Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram: @imidiata / Facebook: Imidiata Comunicação.