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Artigos / Outubro, 2020

A importância do blog para as estratégias de Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia essencial para um bom planejamento de marketing digital. Claro, para que ele seja eficaz é necessário que tudo seja bem planejado e desenvolvido.



Um dos elementos fundamentais para isso é ter um blog. Por isso, no artigo de hoje nós iremos te explicar a importância de um blog para as estratégias de Inbound Marketing.

 

O que é inbound marketing?

Antes de mais nada é necessário entender sobre o que é que estamos falando. O Inbound Marketing é um processo no qual são desenvolvidas ações que tem como principal objetivo atrair potenciais clientes para o site, blog ou landing page de determinada marca através da produção de conteúdo. Depois dessa atração, são estruturadas ações para a construção de um relacionamento com esse consumidor.

No blog da Imidiata nós já escrevemos um artigo no qual falamos a fundo sobre o que é o Inbound Marketing, se você ainda não sabe muito bem o que é clique aqui e confira antes de continuar sua leitura. 

 

O que é um Blog?

Um blog, nada mais é do que um site informativo, no qual são publicados conteúdos de textos. Esses conteúdos não são específicos, cada blog pode abordar qualquer tema que a pessoa ou marca proprietária do blog quiser. Ou seja, os blogs são plataformas nas quais são publicados textos sobre diversos assuntos.

 

Para que serve um Blog?

Um blog pode ser usado tanto por uma pessoa quanto por uma marca para diversas finalidades. Uma pessoa pode utilizá-lo para se expressar, compartilhar poesias, histórias, relatos, enfim, escrever sobre qualquer tema que quiser simplesmente para compartilhar algo que deseja com o mundo. Uma empresa também.

Você pode se perguntar, mas uma empresa não pode usar para falar sobre o que quiser? A resposta é sim, contudo, diferente de uma pessoa, a empresa possui objetivos comerciais, um deles é atrair clientes e fechar vendas e o blog pode ser utilizado como uma estratégia para isso. É nesse momento que unimos os blogs as estratégias de inbound marketing.

 

A importância de um blog para as estratégias de Inbound Marketing

Muitas empresas já utilizam os blogs para atingir objetivos comerciais a tempos. Contudo, com os avanços tecnológicos e o acesso crescente à internet, a comunicação passou a explorar cada vez mais esse meio, por isso eles se tornaram cada vez mais importantes.

Para o inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é mais do que essencial a marca possuir um blog, pois através dele é possível se comunicar de forma precisa, detalhada e efetiva com seus consumidores. Por isso, os blogs se tornaram uma ferramenta poderosa para atrair o público-alvo nas campanhas de inbound.

Além disso, os blogs, dentro das estratégias de inbound marketing, são ótimos para gerar tráfego nos sites das empresas, ou seja, gerar mais acessos.

É através da produção de um conteúdo de qualidade e claro, que interesse o público-alvo da marca, que será possível atrair leads qualificados, ou seja, consumidores que possuem grandes chances de efetuarem compras na empresa, revertendo a criaçãod e conteúdo em vendas.

A internet mudou os hábitos de consumo da população. Hoje, antes de comprar qualquer item, por mais simples que seja, é comum que as pessoas pesquisem por informações sobre ele na internet e é aí que os blogs entram como ferramenta de captação de leads, pois eles são uma das principais fontes de informações dos internautas.

Ao possuir um blog no qual são publicados conteúdos relevantes para o seu público-alvo e informações precisas sobre o seu produto ou serviço, você atrai esse público interessado em comprar um produto do seu segmento para a sua marca, entregando a eles a resposta para o que buscam.

Entregando essas respostas precisas aos consumidores, você passa a criar uma relação, que será alimentada aos poucos com mais conteúdo. Logo, você se torna a marca referência no assunto para o consumidor e ele passa a te ver como a principal do segmento.

Claro, tudo isso acontece quando as estratégias do planejamento de marketing digital são feitas de forma integrada, pensando em todos os detalhes para que a campanha seja realmente efetiva.

 

Tudo precisa estar conectado

Sim, como na maioria das campanhas publicitárias, uma ação isolada não basta para atrair e conquistar o consumidor. Isso vale também para os blogs. Utilizá-los como uma estratégia isolada no inbound marketing, não traz resultados tão efetivos.

Por isso, ao realizar o planejamento de inbound marketing, você deve aliar o blog a outras ações, como uma campanha de links patrocinados, por exemplo, ou uma divulgação em massa nas redes sociais da empresa. Outro ponto importante é estar atento ao SEO, que é a otimização para os mecanismos de buscas.

Essa otimização de conteúdo é essencial para o sucesso do conteúdo que a sua marca está produzindo. É através do SEO que o seu blog irá se destacar da concorrência e chamar a atenção dos consumidores nos principais mecanismos de buscas, que são os sites nos quais o público busca informação.

Sem essas ações e a divulgação adequada, dificilmente o seu blog irá alcançar o público adequado e qualificá-los através das outras etapas do inbound marketing.

 

Deu para entender a importância de um blog para as estratégias de inbound marketing, né? A publicidade é assim, um conjunto de ações que juntas fazem o sucesso da marca. Quer aprender mais sobre o inbound marketing? Aqui no blog da Imidiata já publicamos alguns artigos sobre, confira:

Gostou da técnica e quer conquistar público qualificado para o seu negócio através do inbound marketing? Ter ao seu lado uma boa agência de publicidade é fundamental. Com a Imidiata você conta com profissionais capacitados para desenvolver estratégias eficazes e condizente com o seu segmento de atuação.

Temos anos de experiência no mercado e contamos com uma equipe especializada em marketing digital. Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

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