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Artigos / Outubro, 2020

Legendas para Instagram: como gerar engajamento?

O Instagram pode ser utilizado para diversas funções, publicar pensamentos, momentos bons, anseios, divulgar trabalhos e até vender produtos ou serviços. É uma ferramenta muito ampla, que conquistou o coração e os celulares de milhares de pessoas.



Contudo, nem tudo são flores, muitos ainda não sabem como conseguir engajamento nessa plataforma, por isso no artigo de hoje falaremos sobre um ponto crucial para isso, as legendas das publicações e como gerar engajamento a partir delas.

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social on-line de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais.

Criado em Outubro de 2010, o App rapidamente ganhou popularidade, obtendo mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. Atualmente os dados confirmam, que cerca de 500 milhões de pessoas acessam seus perfis diariamente.

Nosso país, o Brasil, é o terceiro no ranking de usuários do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia. O país conta com 69 milhões de usuários atualmente, praticamente o dobro do que tinha no ano de 2017.

 

Quais são as ferramentas do Instagram?

O Instagram conta com diversas funções e a cada dia experimenta e implementa novas para inovar ainda mais e entregar ao público novidades. Hoje, na plataforma podem ser trabalhados:

  • Imagens com legendas;
  • Vídeos de até 1 minuto para feed;
  • Vídeos mais longos para IGVT;
  • Stories, que são vídeos de 15 segundos que ficam disponíveis apenas por 24 horas;
  • Reels, que são vídeos de 15 ou 30 segundos com áudio, efeitos e ferramentas de edição;
  • Lives.

Claro, além disso existem muitas outras funcionalidades, como os filtros, a plataforma de anúncios, os formatos variados para Stories, como o Boomerang.

 

Dicas de como fazer legendas para gerar engajamento no Instagram

O Instagram permite legendas de até 2.200 caracteres, incluindo emojis e hashtags. Contudo, isso não significa, que você deve utilizar cada um deles e fazer textos enormes.

Claro, podem ser utilizados textos longos em publicações no Instagram, mas existem casos e casos. O importante é que, ao desenvolver a sua legenda você tenha certeza de que ela esteja simples, com uma leitura fácil e que complemente o conteúdo da imagem ou vídeo publicado.

Isso não é uma regra, e os mecanismos da plataforma estão sempre em constantes mudanças, mas para que consiga um alcance legal em sua conta comercial no Instagram, pode seguir algumas dicas básicas nas legendas. Confira:

 

1 - Seja objetivo em suas legendas

A legenda deve ser sempre atraente, precisa chamar a atenção de quem se depara com ela.

O texto serve para transmitir de forma resumida a mensagem da imagem ou do vídeo publicado em sua conta, levando em consideração o público-alvo, para quem aquilo é destinado.

Por isso, seja o mais objetivo possível, dessa forma as chances de o seu público ler o conteúdo da legenda são muito maiores.

 

2 - Não se esqueça do CallToAction

O termo, em inglês, refere-se à Chamada Para Ação. O conceito pode ser aplicado com frases curtas, que estimulem os seguidores a interagirem com a publicação. Você pode incentivar, que o público conte alguma história relacionada ao tema do post, fomentar uma votação por meio de emojis, pedir para que marquem amigos ou que compartilhem a imagem via Stories ou Direct, por exemplo. As possibilidades são amplas e todas ajudam a aumentar o engajamento da publicação e do seu perfil!

Lembre-se sempre, que tudo deve estar atrelado ao tema principal da publicação, pois só assim as pessoas se sentirão atraídas para comentar e compartilhar suas ideias.

 

3 - Emojis são sempre bem-vindos

Parte fundamental da expressão dos sentimentos nas redes sociais, os emojis estão em constante atualização para que cada um de nossos momentos possam ser representados. Sendo assim, eles são grandes aliados na hora de formular uma legenda bacana.

Lembre-se apenas de usá-los com moderação e de pensar se todos vão compreender a mensagem corretamente. Quando bem utilizados, os emojis facilitam a leitura e deixam o texto bem mais divertido e atrativo.

Eles são ótimos para criar uma relação de proximidade com o público.

 

4 - Use as hashtags com sabedoria

Legendas, que possuem hashtags são mais vistas e podem ser encontradas facilmente por um público além dos seus seguidores.

Porém, esse é um recurso, que deve ser usado com atenção. Muitas pessoas acreditam, que hashtags são para completar a legenda, incluindo frases ou bordões, mas isso é um erro comum.

As hashtags servem para marcar palavras-chave, tópicos, que podem ser pesquisados de forma isolada, portanto não podem ser algo particular daquela empresa, mas sim algo pelo qual o público pesquisará de forma orgânica. Assim fica mais fácil de encontrarem seu conteúdo pela plataforma.

 

5 – Importante! Evite textos muito longos

Já comentamos mais acima sobre a objetividade nas legendas, mas é sempre bom reforçar, evite textos longos no Instagram. Existem casos, onde você precisa explicar um conteúdo e deve escrever um texto maior e tudo bem, você pode fazer isso, se o seu público se interessa e se engaja por esse tipo de conteúdo é ótimo, mas caso contrário, faça um planejamento em que consiga mesclar conteúdos maiores e menores, assim você mantém o engajamento em seu perfil e compartilha os conteúdos que deseja.

 

Agora não tem mais erro, já pode preparar os conteúdos e escrever as legendas para engajar o seu público na plataforma. Colocando todas elas em prática, você com certeza sentirá os resultados. Claro, uma agência de publicidade pode te ajudar ainda mais a fazer legendas eficazes e mais focadas no público-alvo.

As agências de publicidades contam com profissionais específicos para isso, que estão por dentro de todos esses passos e tendências das redes sociais, os redatores e os sociais media, que ficam responsáveis respectivamente por desenvolverem os textos e administrarem as redes da empresa.

Quer um social media eficiente para a sua marca? Tenha ao seu lado uma boa agência de publicidade. Com a Imidiata você conta com profissionais capacitados para desenvolver estratégias eficazes e condizentes com o seu segmento de atuação.

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