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Artigos / Novembro, 2020

Qual a importância da presença on-line para a sua marca?

Foi possível perceber uma grande mudança nos hábitos dos consumidores nos últimos anos, devido a rápida evolução da tecnologia.



Um dos avanços, que mais causaram impacto foi a internet, que permitiu que as pessoas ficassem cada vez mais conectadas.

São diversos os meios, pelos quais as pessoas acessam a internet durante o dia. Os smartphones, por exemplo, são um dos principais, afinal estão literalmente ao alcance da mão do usuário, podendo ser utilizado a qualquer momento.  

Com essas mudanças, as marcas tiveram que se adaptar para se tornarem presentes na vida do consumidor. Por isso, nesse artigo iremos te falar sobre a importância da presença on-line para a sua marca.

 

O que é presença on-line?

A presença on-line, nada mais é do que a representatividade do seu negócio na internet, ou seja, de forma ainda mais simples, é basicamente a sua marca estar presente na internet. Ela é um resultado derivado das estratégias de marketing digital, que tem como objetivo atrair clientes, gerar resultados como vendas e captação de leads, reconhecimento e autoridade de marca através das plataformas on-line. 

Quer entender mais sobre marketing digital? Clique aqui e confira nosso artigo sobre isso. 

 

Afinal, por que é importante sua empresa estar presente na internet?

Com os avanços tecnológicos, os hábitos dos consumidores mudaram de forma drástica e as decisões de compra, que antes eram tomadas geralmente nos espaços físicos das empresas, hoje são tomadas através de pesquisas prévias feitas na internet. Ou seja, o consumidor muitas vezes não sai mais de casa para decidir qual produto comprar, ele decide em sua própria casa e só sai dela para efetuar a compra com a decisão tomada.

Para chegar a essa decisão, uma das primeiras ações é buscar pelo site ou redes sociais da empresa e daí começa a importância de ter uma boa presença on-line.

Não estar presente na internet nos dias de hoje, é quase como deixar seu concorrente atingir todo o seu público-alvo, fazendo com que a sua marca caia no esquecimento. Quando seu consumidor buscar pela sua empresa ou um produto/serviço, que você trabalha e não te encontrar nas plataformas on-line, irá ao seu concorrente, que vai oferecer todas as informações necessárias para que ele tome a decisão de compra e você perderá vendas. Além disso, uma boa presença on-line é capaz de criar possibilidades para conquistar novos clientes, aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca.

Claro, isso por si só, já é motivo suficiente para estar presente na internet. Contudo, manter a presença on-line de sua marca proporciona ainda mais vantagens:

 

1 – Sua marca é facilmente encontrada pelo público

Como já citado, com os novos hábitos de consumo, o consumidor realiza pesquisas na internet antes de tomar qualquer decisão de compra, para sua comodidade e praticidade. Tendo uma marca presente na internet, com boas estratégias de marketing digital, para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca, você sai na frente da concorrência e é encontrado com muito mais facilidade pelo seu público-alvo.

 

2 - Você constrói relações com o público e se torna autoridade no segmento

Não basta apenas estar presente na internet, é preciso produzir conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo. É através desse conteúdo, que você começa a construir uma relação com o consumidor, oferecendo informações relevantes, pelas quais ele busca e se tornando referência no seu segmento de atuação. Sim, você se tornará referência, pois ao oferecer uma informação completa, o consumidor irá lembrar da sua marca e te procurar quando precisar de outras. Além disso, com as estratégias certas é possível conquistar dados de cadastro com o consumidor e depois desenvolver ações para estreitar ainda mais os laços.

 

3 - Você otimiza processos

Com os avanços da internet é possível otimizar processos, a fim de facilitar a jornada de compras do seu consumidor. Você pode por exemplo, desenvolver um aplicativo de pedidos, vender on-line, disponibilizar o catálogo de produtos no site, fazer uma página para reserva de produtos, ter um canal de comunicação direto para tirar dúvidas, oferecer vantagens exclusivas para usuários on-line, enfim são inúmeras as possibilidades de ações, que podem ser realizadas por meio da internet.

Claro, tudo depende do seu segmento de atuação e das especificações do seu público-alvo, mas com certeza existe algo, que pode ser feito para facilitar a jornada de compras dele e incentivá-lo a escolher a sua marca e não a concorrência.

 

Como manter a presença on-line?

A internet é ampla, são inúmeras as opções de ações, que podem ser realizadas para manter uma forte presença on-line, mas não se preocupe, separamos as principais formas para você:

 

Esteja presente nas redes sociais

Um dos primeiros passos para ter uma boa presença no ambiente digital, é possuir redes sociais para a sua marca. O público está cada vez mais presente nessas redes, portanto lá é um dos primeiros locais, nos quais ele irá buscar pela sua empresa, quando precisar.

Mas não pense, que basta criar um perfil e pronto! Você deve abastecê-lo com conteúdos relevantes ao público, a fim de engajá-lo e estabelecer uma relação de troca entre marca e consumidor, além de claro ter um planejamento de gestão das mídias digitais.

 

Desenvolva um site de qualidade

Esse é um passo primordial para conquistar uma presença on-line forte. É através do site da sua empresa, que você poderá ou não se tornar referência no segmento e estar à frente da concorrência.

O seu site deve ser muito mais do que apenas um “cartão de visitas on-line”, como muitos pensam. É necessário oferecer algo para seus consumidores, por isso é essencial adotar as estratégias de Inbound Marketing. Não sabe o que é isso? Clique aqui e entenda essa técnica, que pode te ajudar a decolar na internet. 

De forma simples e resumida, algumas das principais ações, que diferenciarão o seu site e destacarão a sua marca são:

  • Produção de conteúdo relevante para o blog da marca;
  • Aplicação de boas estratégias SEO (Search Engine Optimization), que são maneiras de otimizar o seu site para os mecanismos de buscas.
  • Geração e nutrição de leads através do site e e-mail marketing.

Quando feitas de forma conjunta, dentro de um bom planejamento de marketing digital, essas ações podem alavancar a sua presença on-line e isso nos leva ao próximo tópico.

 

Tenha um bom planejamento de marketing digital

Assim como os anteriores, esse é um ponto-chave para ter uma presença on-line forte, pois como já comentamos, não basta apenas estar presente na internet, você deve realizar ações pensadas para atrair o público de maneira eficaz.

Um bom planejamento de marketing digital estrutura ações integradas no ambiente on-line, fazendo com que sua marca conquiste engajamento, público e se posicione de uma melhor forma nos mecanismos de buscas. A Imidiata é a agência de publicidade, que pode te ajudar nessa missão.

Temos anos de experiência no mercado e contamos com uma equipe especializada em marketing digital, pronta para entender o seu negócio e desenvolver o melhor planejamento para obtenção de resultados. Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

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