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Artigos / Fevereiro, 2021

Vale a pena colocar minha empresa física no Google Meu Negócio?

Quem mais PRECISA utilizar essa ferramenta são os negócios com endereço físico. Por quê? As pessoas pesquisam no Google antes de ir até um estabelecimento. Leia o artigo para saber mais!


Google Meu Negócio para sua empresa física: invista em seo local

O melhor lugar para esconder um cadáver é a página 2 do Google.

Não, não estamos dando dicas para serial killers. É um senso comum no marketing digital de que estar na página 2 do Google é motivo de choro no banheiro da firma.

Logo, o objetivo sempre será a página 1! E essa é a principal função do Google Meu Negócio para empresas. Ele potencializa o alcance dentro dos mecanismos de busca, ampliando a presença digital e facilitando a relação com quem está procurando pelo seu produto ou serviço. Tudo isso gratuitamente.

Porém, quem mais PRECISA utilizar essa ferramenta são os negócios com endereço físico. Por que?

Primeiro, vamos entender o que é e como funciona o Google Meu Negócio, para então falar sobre o seu impacto em empresas físicas. Siga com a gente!

 

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito que se tornou o crachá de empresas na internet. Ao preencher o perfil da ferramenta, que será a ficha de apresentação do seu negócio, fica muito mais fácil para um consumidor encontrar sua empresa. 

Uma lista com localização, horário de funcionamento, produtos e opções de pagamento é o padrão básico de uma ficha.

Ter um perfil completo e otimizado garante mais oportunidades de vendas, pois além de facilitar a conexão comprador-vendedor, a ferramenta se tornou requisito mínimo para uma boa reputação.

Mais do que requisito, o Google Meu Negócio já pode ser considerado sinônimo de credibilidade online, já que na ficha aparecem avaliações de clientes satisfeitos.

 

Como o Google Negócio funciona para empresas físicas?

As pessoas geralmente pesquisam no Google antes de ir até um estabelecimento. Elas querem saber sobre as experiências dos últimos clientes, ver fotos...

Se você acessar o seu histórico de busca no Google, é possível que perceba o uso de palavras-chave ou uma pergunta. Estamos condicionados a procurar desta maneira pois é mais fácil.

Por conta disso, palavras-chave são o foco principal. Levando isso em consideração, o algoritmo determina a ficha do local mais relevante de acordo com os termos da pesquisa. Ou seja, é necessário preencher a ficha aplicando as técnicas de SEO para ter um melhor ranqueamento. Quanto mais os termos das pesquisas estiverem relacionadas as informações do seu negócio, maiores são as chances de aparecer e atrair mais clientes.

 

O que pode ser um diferencial no Google Meu Negócio?

Além da página inicial com informações imprescindíveis como o nome comercial, endereço e telefone, existem diferenciais que te colocam a frente dos concorrentes.

Quanto mais você oferecer, maior será sua taxa de conversão. Logo, recomendamos investir em informações que facilitem o momento de decisão de compra do cliente. Um bom exemplo é uma lista de perguntas e respostas, onde as dúvidas estarão sanadas antes mesmo do consumidor questionar.

Banner, logotipo e outras imagens que sejam relevantes também são ótimas para te destacar na plataforma. Mostre ao Google que você está ativo com postagens sobre conteúdos interessantes. Inclusive, o recurso de postagem é ideal para promoções com curto prazo pois duram apenas uma semana na plataforma.

 

Google Meu Negócio é construção colaborativa!

É muito comum ver empresários e empreendedores surpresos com a existência de um perfil da sua empresa na ferramenta sem terem feito nada. Isso acontece porque o Google preza cada vez mais pela experiência do usuário. A partir disso, ele pensa: “Cara, você tem um estabelecimento físico, as pessoas querem te encontrar! Vou fazer o favor de te colocar no mapa com as minhas próprias mãos”.

Ok, são robôs virtuais que não têm mãos, mas você entendeu.

O mecanismo identifica sua existência naquele endereço e cria o perfil automaticamente. Ainda com a possibilidade do proprietário nem saber, os usuários podem atualizar este perfil com fotos, informações e avaliações. Todo mundo colaborando!

Esse fato te agrada até que ponto? Melhor saber tudo sobre o que acontece com a imagem da sua empresa, né?

 

Última dica para tirar o máximo do GMB

 Se você otimizar o Google Meu Negócio e deixar sua conta segura, verificada e bem construída, seus cliente vão encontrar você.

Se você tem um negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, a presença da sua empresa no Google é fundamental. Ao combinar os poderes do Google Meu Negócio e do Google Maps (assunto para um próximo post), é meio caminho andado para consolidar a presença digital da sua empresa física. Quer percorrer a outra metade do caminho para o sucesso? Vem com a Imidiata!