
Artigos / Fevereiro, 2021
Mostre quem é a sua empresa! Essa visibilidade aumenta a autoridade e cria uma conexão com a audiência. Quer saber mais sobre como essa ferramenta é utilizada na estratégia de Branding? Siga com a leitura e descubra o poder do Tom de voz!
Você sabia que sua marca fala?
O mundo corporativo se adapta todos os dias para ser o mais humano possível, isso porque a experiência do consumidor é colocada como epicentro do trabalho.
As marcas interagem, respondem comentários, criam brincadeiras e memes para serem vistas com a personalidade que desejam, seja informativa, divertida, confiável ou outros.
É essa a função do Tom de Voz, mostrar quem é a sua empresa. Essa visibilidade aumenta a autoridade e cria uma conexão com a audiência.
Quer saber mais sobre como essa ferramenta é utilizada na estratégia de Branding? Siga com a leitura e descubra o poder do Tom de voz!
Branding é, acima de outras coisas, se destacar num local cheio de pessoas. Todo mundo está online e acessível, então a relevância necessária de uma marca para ser notada e obter sucesso deve ser elaborada para ser única e atemporal.
As redes sociais formam uma multidão sem fim, exploradas por empresas que desejam construir um relacionamento com os consumidores. Bom, pelo menos esse deveria ser o objetivo. Saber quem é seu público alvo e oferecer o conteúdo certo que o chame para engajar, é o caminho que toda organização precisa focar.
As próprias plataformas, como Instagram, Facebook e Youtube, se tornaram ferramentas para amplificar o discurso de uma marca. Mas os ouvintes são a parte mais importante de todo esse processo onde eles, como humanos, querem se conectar, não apenas comprar produtos.
A amplificação acontece quando a plataforma combina com a personalidade da empresa. Logo, uma rede social específica pode ser melhor e até IDEAL para sua marca. Ou o seu negócio conversa bem com todas elas. Tudo vai depender do que você vende e como quer vender.
É mais claro do que nunca que os consumidores são os verdadeiros detentores do poder digital. A partir do momento em que eles ouvem o que uma marca tem a dizer, suas opiniões viajam por meio de sons e ondas, a fim de levantar ou derrubar uma empresa.
Dito isso, o trabalho de uma estratégia de branding é, além de criar conteúdo útil e interessante, encontrar o tom de voz capaz de ecoar através da multidão das Redes Sociais, com conversas sobre vendas pensadas para o futuro, posicionando a marca com humanidade no presente.
Primeiramente, enxergue a marca como uma pessoa. Com o autoconhecimento, descobrimos qualidades, capacidades e pontos que devem ser melhorados. Assim, é possível encontrar oportunidades para se desenvolver constantemente.
Ou seja, conheça sua empresa!
Para saber em quais canais implantar o seu discurso e o tipo de linguagem que será usada, é preciso responder algumas perguntas:
No que minha marca acredita?
Quem é ela?
Qual é o público?
Desta maneira, você irá encontrar características que se adequem aos ideais da marca e ao público desejado. As possibilidades são infinitas, assim como as pessoas.
Entre as características, estão: formal, divertido, piadista, ansioso, tranquilizante, rebelde, detalhista, alternativo, coloquial, objetivo, otimista, provocador, motivador, e muito mais!
A partir disso, você já tem um direcionamento do Tom de Voz da sua marca, para transmitir seus valores e atingir a audiência de acordo com o contexto e canais de comunicação.
Seja ouvido com um bom storytelling (nada mais que a habilidade de contar histórias), sempre se mantendo atualizado sobre o mercado e seguindo as principais tendências do Marketing Digital. Temos certeza de que isso fará e já faz toda a diferença no posicionamento da sua marca com maior autoridade e mais resultados.
Gostou desse artigo? Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.
Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.