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Artigos / Março, 2021

MARKETING DE MÍDIA SOCIAL: O QUE FAZER E EVITAR NAS REDES SOCIAIS

Para você que já possui presença digital do seu negócio nas redes sociais ou para quem ainda precisa investir nisso, criamos uma lista dos principais acertos e erros no Marketing de Mídia Social.


O que fazer para engajar e vender em redes sociais

Reconhecimento de marca e aproximação com os clientes, esses são os principais objetivos do Marketing de Mídia Social.

No que consiste essa estratégia do Marketing Digital? Em palavras simples, é encontrar o público alvo para colocar a marca em evidência no seu dia a dia. Pois é aí que está o diferencial das redes sociais: no poder de interação com as pessoas, criando uma proximidade inalcançável por outros meios.

Existem diversas práticas recomendáveis e muitos erros que afetam o desempenho da atuação de empresas nesses canais.

Para você que já possui presença digital do seu negócio nas redes sociais ou para quem ainda precisa investir nisso, criamos uma lista dos principais acertos e erros no Marketing de Mídia Social. Sigam-me os bons!

 

ERROS: O QUE NÃO FAZER NAS REDES SOCIAIS

Certas atitude podem parecer inofensivas, mas são capazes de causar diminuição nas vendas e prejudicar a imagem da marca. Confira o que prejudica o bom desempenho em redes sociais:

Compra de Seguidores

Faz sentido querer mais seguidores, já que, teoricamente, mais pessoas vão conhecer sua marca. A lógica é clara: mais clientes = mais dinheiro. Porém, isso não é nada mais que uma métrica de vaidade. Por que? Quem te garante que aqueles números comprados são seu público alvo? Que eles querem seu produto ou serviço?

Pode parecer atrativo, ainda mais para quem quer resultados imediatos, mas os perfis falsos ou usuários que provavelmente não se importam com seu conteúdo podem diminuir sua taxa de engajamento, prejudicando sua reputação.

Sem contar nas penalizações que a rede social pode impor a sua conta pois vai contra os termos de uso e políticas das plataformas.

 

Não Responder Comentários

Um dos principais pilares do Marketing de Mídias Sociais é a gestão da comunidade. Não responder o que é direcionado ao seu perfil impacta negativamente o algoritmo e pode passar a impressão de que você não se importa para muitos. Ações como responder dúvidas, resolver problemas ou apenas agradecer os usuários por alguma compra realizada pode te trazer um ótimo retorno.

Boas experiências criam retenção e recomendações!

 

Automação das redes sociais

Não de todo o mal, a automação pode te ajudar a simplificar processos, deixando postagens, respostas prontas, cronogramas todos programados para onde e quando postar. Porém, é preciso tomar muito cuidado com a desumanização da sua empresa. O público precisa sentir que está interagindo com pessoas reais prontas para ajudar.

Sem contar que, por meio de uma interação real, você entende as dores do seu cliente que podem ser solucionadas no seu conteúdo.

 

Utilizar mosaico no feed

O que é um mosaico? Uma imagem inteira dividida em pedaços que você só consegue ver a foto inteira se abrir o perfil de quem postou. O ruim desta estratégia é que terão pontos da imagem que não farão sentido sem o todo. Ou seja, um post imcompleto dificilmente tratá engajamento. Quanto mais posts assim, mais o Instagram irá entender que seu conteúdo é irrelevante.Faz sentido para marcas com engajamento absurdo, como as Adidas da vida, que em qualquer post, terão milhares de comentários. Claro, estímulos visuais são interessantes, mas foque no conteúdo que impacte seu seguidor a cada post. 

 

Sumir e só postar quando tá afim

Sem ideais para hoje? Que tal abrir uma caixa de perguntas, repostar um conteúdo interessante dentro da área do seu negócio?! Só não pode sumir e achar que a culpa da sua marca não estar crescendo nas redes sociais é de qualquer um que não seja você. Menos conteúdo = menos visibilidade.

 

ACERTOS: BOAS PRÁTICAS PARA REDES SOCIAIS

Existem estratégias de mídias pagas e orgânicas que trazem retorno efetivo para sua marca. As seguintes dicas te darão um norte de como aparecer nas redes.

Conteúdo útil e interessante

Existe um checklist a atender antes de postar qualquer coisa no seu feed ou timeline. Se pergunte antes: isso é útil? Necessário? Inspirador? Informação responsável? Não ofende ninguém? É criativo?

Respostas afirmativas a essas questões te guiarão a conteúdos poderosos. Sempre tente dar um check em pelo menos três delas para filtrar bem o que será veiculado pelo sua marca. Se deseja inserir posts promocionais, encontre um equilíbrio entre campanhas de preço e conteúdo educacional e divertido.

 

Impulsionar mídias pagas

Separar uma parte do seu orçamento para investir em anúncios pagos é uma ótima prática pois é uma forma mostrar seu produto ou serviço a pessoas que não te seguem ou ainda não conhecem sua página. Com a segmentação de perfis e interesses pessoais adequados, o seu negócio pode crescer exponencialmente com a estratégia.

 

Interagir com seu público de maneira rápida

As interações nas mídias sociais devem ser encaradas como oportunidades de atendimento ao cliente. E o tempo dessa resposta é crucial para proporcionar uma boa experiência ao consumido.

 

Diversificar funcionalidades das plataformas

Stories, Reels, IGTV... Diferentes tipos de publicações colaboram para o alcance das suas postagens. Então invista em diferentes formatos para ganhar ainda mais visibilidade.

 

Consistência e periodicidade

Existem horários e dias de melhor alcance e engajamento específicos para cada plataforma. Analise e planeje estrategicamente para que o potencial do seu conteúdo não seja desperdiçado em dias aleatórios.

Porém, também é recomendável surfar a onda de eventos imprevisíveis. Surgiu um novo meme, uma história engraçada está rolando nas redes? Não perca tempo e invista num post que relacione sua marca de maneira criativa para aproveitar o que está em alta.

Bom lembrar que consistência não quer dizer oferecer o genérico só para criar o fluxo ideal.

Construa autoridade e boas relações com Marketing de Mídias Sociais

O Marketing de Mídia Social é ideal para se tornar referência no seu segmento e construir boas relações. Sem se esquecer de ser ético e atencioso! Quer estar presente digitalmente de maneira assertiva, com otimização em geração de leads e conversões? Vem pra Imidiata e saiba como extrair todo o potencial das suas redes sociais!

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