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Artigos / Março, 2021

Transformação Digital: o que mudou no cenário de vendas desde o início da pandemia

Conheça o que mudou no cenário de vendas online, estratégias de marketing que se fortaleceram e o que é interessante para você implementar no seu negócio agora que não tem mais como fugir da Transformação Digital!


Estratégias de marketing na pandemia

Problemas do mundo físico sendo resolvidos de uma maneira fora do costume de muitos.

Uma ida ao mercado que se tornou a seleção de itens colocados no carrinho virtual.

Essa é o efeito de maneira resumida da Transformação Digital, que vem acontecendo aos poucos desde meados de 2015 por conta dos avanços tecnológicos.

São as soluções tradicionais com tecnologia digital.

Esse movimento acontece por três motivos principais: mudanças positivas na cultura das empresas, melhora de performance e operações de negócios simplificadas.

Muitas pessoas ainda estavam relutantes em ceder às mudanças, por ceticismo ou falta de conhecimento. No entanto, em 2020, as péssimas e infelizes consequências da pandemia colocaram quase o mundo todo em isolamento social, o que causou ainda mais urgência em estar no digital. 

No estado de São Paulo, enquanto esse texto é redigido, estamos na segunda Fase Vermelha do período de pandemia. Aprendemos algumas lições com a primeira, por isso abordaremos quais ações de Marketing e Vendas foram fortalecidas na crise para ajudar marcas e profissionais do marketing. Além de saber como a transformação digital foi acelerada.

Fique em casa, mas não perca a proximidade com seu cliente!

Por que a Transformação Digital é urgente?

A impossibilidade de lojas, bares, restaurantes e academias trabalharem por conta da Fase Vermelha está causando preocupação entre donos de negócios.

Até mesmo escritórios foram afetados. A maioria ainda não estava preparada para enfrentar um momento de afastamento em ambientes coletivos de trabalho, mesmo com a tendência de home offices e flexibilização das jornadas  apontada há anos. 

Tendência causada diretamente pela Transformação Digital, que possibilita por meio de diversas tecnologias o trabalho remoto. O que só evidencia o digital como um meio de lidar com os dinamismos do mundo.

Que tal encontrar alternativas de venda no digital? Muitos estabelecimentos que antes  recebiam clientes apenas à noite, criaram cardápios de almoço a pronta entrega em plataformas de serviço delivery. Neste caso, foi aderido o movimento de Transformação Digital.

Se você ainda não vende online, é provável que seu negócio deixe de existir em breve. É hora dos mais resistentes à tecnologia abandonarem seus preconceitos.

A tecnologia passa a ter um papel estratégico essencial e não apenas só aquela presença superficial. Mas ela não pode ser utilizada de qualquer jeito, não basta só digitalizar, e sim, se preocupar com tudo que envolve a experiência do usuário.

Primeiro, entenda o nível de maturidade do seu negócio.

Depois, pense nas próximas estratégias que implemente as dicas de marketing que daremos a seguir.

Estratégias de marketing que foram fortelecidas durante a pandemia

Não só a Imidiata como toda a indústria do marketing digital acredita no planejamento de conteúdo, copies e criativos que entendam as dores e sanem dúvidas sobre como a empresa pode ser relevante no momento atual.

A pesquisa da Kantar Marketing realizada com mais de 35 mil consumidores levantou que 70% acredita na utilização de “tom animador” e apenas 8% acham que as marcas deveriam suspender sua publicidade durante a pandemia.

Ou seja, o consumidor PEDE por conteúdo relacionado ao que passamos em coletividade. Saiba como fazer isso levando em consideração os principais pontos de um bom plano de marketing a seguir.

Comunicação com os consumidores

Se você não é do segmento de saúde, pode parecer que não tem nada a acrescentar sobre a pandemia e suas consequências.

Porém, manter uma comunicação e posicionamento sobre questões delicadas demonstra empatia, o que gera identificação por parte do público.

É recomendado gerar conteúdos que discutam as mudanças que a pandemia causou e como elas afetam o segmento do seu negócio. Por exemplo: um restaurante não é permitido a receber clientes, mas pode oferecer o serviço de entrega das refeições. Divulgar isso com uma linguagem positiva, gerando a espera de um retorno às atividades normais em breve é ótimo para reter seus clientes.

Copies e conteúdos que respondam questões sobre a pandemia

Não pare de criar conteúdo. Esteja lá na hora que seu público procurar por respostas a cerca de seus serviços durante a pandemia.

É interessante trabalhar com palavras-chave que refletem a preocupação da maioria das pessoas neste momento: “como continuar vendendo durante a pandemia?”, “Como superar a demanda reduzida e menores recursos causados pela fase vermelha?”.

Mídias pagas favorecem a recuperação pós-pandemia

A lógica é: por que continuar investindo se vou vender menos?

Pesquisas mostram que manter ou até aumentar o orçamento durante crises proporciona uma melhor recuperação após o período de crise. Isso acontece quando o marketing é bem realizado, analisando ROI e outras métricas.

Além disso, a mídia paga se tornou uma maior oportunidade já que as pessoas estão usando mais a internet e redes sociais. Com menos empresas investindo e maior quantidade de público disponível para receber o Ads, o leilão de anúncios diminui o preço.

O que isso resulta? Menor custo por Lead!

Se for possível, mesmo que de maneira reduzida, continue investindo em Ads.

Marketing de Conteúdo para toda a Jornada de Compra

Pesquisas, pesquisas e pesquisas. Hoje, o comprador visita diversos sites, blogs e vídeos demonstrativos para escolher o produto. Ou seja, uma jornada de compra ainda mais longa. Elas querem consumir mais conteúdo para realizarem compras mais conscientes.

Os novos hábitos impactam na estratégia de SEO e em como a venda será realizada. As marcas precisam aumentar seus esforços em Marketing de Conteúdo para ajudar o Lead durante toda essa jornada e conquistar sua confiança.

A pandemia acelerou ainda mais o processo de Transformação Digital

Novidades do Marketing Digital e tecnologia são disparadas quase todos os dias. Acompanhe as tendências tecnológicas globais para se manter atualizado. Você irá perceber que investir em tecnologia é o melhor, se não o único caminho para ter uma marca forte na atualidade.

A Transformação Digital é um processo contínuo, pois o comportamento do consumidor está em constante mudança. Ou seja, a tecnologia se adapta conforme os hábitos de compra.

Ainda é uma marca sem presença digital?

Sabemos que não é fácil, pois o processo exige mudanças na estrutura da empresa.

Quer levar sua marca para o digital com a garantia do entendimento do momento que exige mais análises do que nunca? Vem com a Imidiata!

Por conta das restrições, estamos operando totalmente em home office, mas você pode marcar uma call com a gente!

E lembre-se: em momentos de incertezas, marcas fortes representam certezas!

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