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Artigos / Março, 2021

Adaptação é a Palavra-Chave para o marketing digital feito durante a crise

A Imidiata listou 4 principais desafios para empresas durante o período de restrição, com dicas para superá-los, se adaptar aos novos hábitos de consumo e continuar crescendo no momento atual.


Como manter a relevância da sua marca durante a crise

A impossibilidade de lojas, bares, restaurantes, academias e outros estabelecimentos trabalharem por conta da fase de restrições em todo o estado de São Paulo causa preocupação entre donos de negócios.

Não só a Imidiata como toda a indústria do marketing digital acredita que é preciso continuar estudando para encontrar oportunidades no mercado, sem deixar a empatia de lado.

A pesquisa da Kantar Marketing realizada com mais de 35 mil consumidores levantou que 70% acredita na utilização de “tom animador” e apenas 8% acham que as marcas deveriam suspender sua publicidade durante a pandemia.

Por isso, listamos os 4 principais desafios para empresas durante o período de restrição, com dicas para superá-los, se adaptar aos novos hábitos de consumo e continuar crescendo no momento atual.

1 – Orçamento de marketing reduzido

É normal precisar cortar alguns custos, a gente tira um pouco daqui, um pouco dali, tudo para continuar sobrevivendo.

Porém, evite a seguinte lógica: por que continuar investindo se vou vender menos?

Pesquisas mostram que manter ou até aumentar o orçamento durante crises proporciona uma melhor recuperação após o período de crise. Isso acontece quando o marketing é bem realizado, analisando ROI e outras métricas.

Além disso, a mídia paga se tornou uma maior oportunidade já que as pessoas estão usando mais a internet e redes sociais. Com menos empresas investindo e maior quantidade de público disponível para receber o Ads, o leilão de anúncios diminui o preço.

Se for possível, mesmo que de maneira reduzida, continue investindo em Ads. Se não houver outra maneira, foque em Marketing de Performance para tirar o máximo de resultado do que restou.

2 – Fechamento de lojas

Se você ainda não vende online, é provável que seu negócio deixe de existir em breve. É hora dos mais resistentes à tecnologia abandonarem seus preconceitos.

A tecnologia passa a ter um papel estratégico essencial e não apenas só aquela presença superficial. A dica aqui é integrar toda a base de dados dos seus clientes offline às informações que serão utilizadas em campanhas online.

Você irá perceber que investir em tecnologia é o melhor, se não o único caminho para ter uma marca forte na atualidade.

Além disso, oferecer alternativas que não afetem o isolamento social também são válidas

3 – Demanda Reduzida

Se você não é do segmento de saúde, pode parecer que não tem nada a acrescentar sobre a pandemia e suas consequências.

Porém, manter uma comunicação e posicionamento sobre questões delicadas demonstra empatia, o que gera identificação por parte do público.

Continue conversando com seus consumidores, saiba como você pode pode ajudá-lo neste período. Isso constrói confiança e lealdade.

A demanda pode estar reduzida agora, mas quando tudo estiver estabilizado, seu público estará lá por você.

4 – Aquisição de novos consumidores

Agora é hora de se esforçar mais na atração de clientes em potencial. Suas campanhas, sejam elas pagas ou orgânicas, precisam estar direcionadas para um público-alvo específico, voltadas para quem realmente está interessado.

Isso depende muito de interação e análise do que as pessoas que te seguem ou compram de você estão consumindo. Elas estão em quais redes sociais? Quais são seus interesses? Filmes? Séries? Culinária?

Os hábitos de consumo e como seu público busca por informação podem ser uma porta de entrada para novos clientes.

Sabemos que não é fácil, pois o processo exige mudanças na estrutura da empresa.

Quer levar sua marca para o digital com a garantia do entendimento do momento que exige mais análises do que nunca? Vem com a Imidiata!

Por conta das restrições, estamos operando totalmente em home office, mas você pode marcar uma call com a gente!

E lembre-se: em momentos de incertezas, marcas fortes representam certezas!

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