
Artigos / Março, 2021
Levar a marca da sua loja física para o digital e iniciar só no digital são casos muito diferentes, portanto, precisam receber tratamentos distintos. Saiba qual a melhor estratégia de canais para o nível de maturidade da sua empresa neste artigo.
Falamos destes dois conceitos, Omnichannel e Multichannel, quando o assunto é canais de venda e atendimento. Sob possibilidades criadas pela internet e a popularização de smartphones, o que causou a aparição e transformação desses métodos foram os hábitos de consumo do mundo inteiro.
Antes, tudo era SINGLECHANNEL. O consumidor ia até a loja física e não havia outras opções, ou seja, apenas um canal.
Lojas online, e-commerce, marketplace, tudo isso surgiu para suprir a necessidade do ser humano em COMPRAR de maneira ágil e prática, em seus novos brinquedos digitais, computadores e celulares.
A estratégia Omnichannel, quando aplicada de maneira eficiente, é sim uma poderosa aliada pois coloca a experiência do consumidor no centro de tudo, o que se tornou prioridade para nós, profissionais do marketing.
Porém, há casos e casos, e todo cuidado é pouco.
Temos nosso preferido, óbvio, e você já deve saber qual é. Porém, é necessário avaliar qual o melhor para seu público e para o nível de maturidade da sua marca.
Como e onde oferecer produtos? Quer saber a diferença entre as estratégias Omnichannel e Multichannel? Continue a leitura para entender como elas operam dentro de uma empresa!
Como dito ali em cima, para suprir a demanda dos consumidores, empresas começaram a disponibilizar seus produtos e atendimento em diversos canais.
Esse é conceito de Multichannel: vários canais de comunicação para interagir e vender, sejam eles online ou offline.
Para uma empresa ser categorizada como Multichannel, basta ela possuir dois canais, os quais são independentes um do outro.
Processos rápidos e informações segmentadas. Nada é integrado, e tudo bem, pois é o primeiro estágio na disponibilização de produtos e serviços em mais de um lugar.
Apesar das diversas facilidades, em muitos casos foram percebidas diferenças entre a compra online e a física, o que atrapalha a experiência do cliente. Além disso, por muitas vezes, os canais atuam como concorrentes um do outro.
Essa é a evolução do Multichannel, mas pode ser um desafio para muitas empresas.
Primeiro, vamos definir que toda experiência omnichannel é multicanal pois opera a partir de vários canais, mas nem toda experiência multichannel é integrada.
É só observar na próxima vez que for comprar algo de uma marca específica. Visite o site, redes sociais, etc. Você irá perceber em muitas que a comunicação fica integrada em diversas plataformas e formatos como televisão, redes sociais, livros, séries entre outros.
Isso é ser Omnichannel!
Quando a cada novo post ou campanha, os banners e outros tantos elementos são disparados em diversos canais. O objetivo é criar uma experiência única ao consumidor.
Levar a marca da sua loja física para o digital e iniciar só no digital são casos muito diferentes, portanto, precisam receber tratamentos distintos.
Para alguns, pode ser que trabalhar com o multichannel seja mais fácil e mais simples de organizar no começo. Se não for bem estruturado com recursos que demandam investimento, o omnichannel pode gerar mais gastos e não proporcionar nenhuma vantagem.
Mas mantenha em mente que, para o consumidor, o mundo é omnichannel. Informações físicas não são separadas do virtual. As pessoas são digitais, conectadas, multicanais e multimídia. Por isso, vale a pena aderir o quanto antes o novo modelo de consumo baseado na proximidade simultânea.
Omnichannel é um processo a ser construído em etapa, portanto é preciso que as empresas entendam cada estágio. Não é possível se tornar integrado da noite para o dia.
Gostou desse artigo? Continue lendo conteúdos importantes para marcas que desejam crescer no digital, como a importância de construir um Tom de Voz.
Acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.