Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Março, 2021

Insights e Ideias: saiba a diferença entre os conceitos e seus papéis no processo criativo

Insights e ideias movem o mundo e são uns dos nossos assuntos preferidos, até porque vivemos disso. Mas você sabe a diferença entre esses dois conceitos? Neste artigo, você conhece o papel de cada um no processo criativo.


Diferenças entre insights e ideias

Insights e ideias movem o mundo e são uns dos nossos assuntos preferidos, até porque vivemos disso. Mas você sabe a diferença entre esses dois conceitos?

Geralmente, os dois são usados como sinônimos, mas há algumas singularidades que definem cada conceito em seu devido lugar. Entender a diferença entre insights e ideias auxilia na maneira que enxergamos e vivenciamos o processo de criação.

Existe uma fórmula para gerar aquela solução capaz de transformar uma marca?

A gente explica todo o processo de solidificação de uma ideia neste artigo!

O que é Insight?

Insight é uma palavra comum no vocabulário de quem trabalha com criação, seja de conteúdo, produtos ou peças de arte.

“Nossa, tive um insight, uma grande SACADA!”, é uma das frases que costumamos ouvir em ambientes criativos ou num brainstorming.

Esses famosos insights nos ajudam a construir ideias, porém, não são a ideia em si. É o primeiro passo para chegar até ela.

Podemos exemplificar como uma intuição. Ao procurar uma solução para um problema, exploramos diferentes perspectivas, buscando outras opiniões. O levantamento de informações junto a análise do que foi coletado formam possibilidades de solução. Essas possibilidades são os insights.

Segundo o renomado autor de criação especializado em publicidade, Dave Trott, é algo antes desconhecido que pode mudar como as pessoas pensam um problema. É aquele estalo, uma luz, uma clareza repentina na mente. Ou seja, são gatilhos que nos apontam as possíveis direções que podemos seguir.

Podem haver insights sem que uma ideia seja elaborada a partir deles, mas não pode haver uma grande ideia sem insights.

Como transformar um insight em uma ideia?

Lembra da historinha de Arquimedes, aquele que saiu gritando “Eureka”?! Ele sabia que para encontrar o volume de ouro da coroa do rei Hierão, precisaria determinar a densidade ouro sem derreter a coroa. De que maneira ele ainda não sabia.

Ao entrar numa banheira, observou que o nível da água subia quando ele entrava, concluindo que para medir o volume da coroa bastava mergulhá-la em água e calcular o volume de água deslocado.

A descoberta para um problema difícil como o de Arquimedes é o insight. Quando ele identifica que existe um problema, é a iluminação do insight chegando. Mas a ideia surge quando ele age, criando o método de cálculo do volume de um corpo.  

Colocando isso em prática na nossa realidade, o que o criativo faz a partir de um insight, a partir de uma descoberta, a AÇÃO, é a ideia. Mas antes da solidificação, para se ter uma BOA e GRANDE IDEIA, é preciso ouvir e absorver pensamentos divergentes.

Os designers, investidores, gestores, todos os envolvidos no projeto precisam ser ouvidos, e principalmente, o consumidor!

Gerar boas ideias é atender critérios estratégicos e os propósitos de todos que fazem parte do processo. Como dito acima, os insights irão mostrar os possíveis direcionamentos para entregar uma boa experiência ao consumidor, cabe ao time de criação decidir a melhor maneira de fazer isso.

Então, antes de ter boas ideias, é preciso incentivar insights

Como ter bons insights? Como já disse ET Bilu, busquem conhecimento!

Por meio de livros, cursos, troca com profissionais da área, palestras, tudo que agregue a sua fábrica de insights, o seu cérebro!

No marketing digital, precisamos buscar inovações para alcançar os resultados que tanto queremos, como uma conversão de leads maior ou alavancar o reconhecimento de marca.

Nossas visões estão voltadas aos canais digitais de divulgação e construção do produto nos canais digitais. Sejam eles as mídias sociais, sites, vídeos ou qualquer outra forma de comunicação.

Concluindo, a ausência de algo somado a um sonho resulta em grandes ideias. Essa ausência é preenchida pelo insight, que por sua vez, é transformado e movido pelo sonho. E aí, você tem sonhado? Gostou desse papo criativo? Compartilhe esse conteúdo para incentivar sonhos e conte pra gente o que tem movido as suas ideias!

Leia mais sobre tudo que envolve o mundo do marketing digital em nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.