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Artigos / Abril, 2021

Futuro do Marketing de Conteúdo: qual a próxima tendência?

O presente vive a ascensão de redes sociais focadas em áudios e microvídeos. Qual o futuro do Marketing de Conteúdo? Confira neste artigo uma reflexão sobre como se manter relevante com conteúdo de qualidade no agora e no depois!


tendências em marketing de conteúdo para 2021

O Clubhouse conquistou seus ouvidos? O TikTok prende a atenção dos seus olhos?

O presente vive a ascensão de redes sociais focadas em áudios e microvídeos, após o mundo digital passar por um período surfando a onda de conteúdos textuais para blogs e compartilhamento de fotos.

Todos são capazes de transmitir informações e ideias para diferentes públicos, porém, cada um tem seus picos de relevância no dia a dia dos produtores e consumidores.

Os fenômenos que envolvem o surgimento de novos formatos de conteúdos ou até mesmo o retorno dos impressos parecem imprevisíveis.

Você tem um palpite sobre quais serão as próximas tendências do marketing de conteúdo ou qual nova rede social deve se estabelecer como uma grande plataforma? Elas batem com seu tipo de conteúdo preferido? Siga com a leitura e ajude a gente a pensar no Conteúdo do Futuro.

Importância do Marketing de Conteúdo

Tais canais e estratégias digitais citadas acima não sobrevivem sem um conteúdo relevante e de qualidade, que mantenha o tráfego dos visitantes, a audiência do público e o engajamento dos seguidores.

O Marketing de Conteúdo é a maneira de se fazer presente nestas plataformas por meio da linguagem que elas falam. Pode ser por vídeo, microvídeos, fotos, blogs, posts informativos, tudo que faça parte do que a plataforma distribui e considera importante para o público.

Em todos esses formatos, o que realmente importa? O CONTEÚDO! Além de cativar o cliente ou lead, as marcas devem se posicionar como autoridades nos assuntos pertencentes ao segmento em que atuam.

Dessa forma, o consumidor buscará mais materiais, visitará seu blog, assistirá suas lives, ouvirá seus podcasts, etc. A jornada do cliente percorre um longo caminho pelo funil de vendas até ele se sentir seguro e cativado para a compra.

Portanto, para uma marca ser relevante, é preciso que se atente às tendências de consumo de conteúdo digital.

O que é tendência no momento e vale a pena estar presente? Leia o próximo tópico!

Ascensão de conteúdos por voz e microvídeos

Desde o ano passado, com o isolamento social causado pela pandemia, transmissões ao vivo por meio das redes sociais passaram por um auge de procura e produção de empresas que se adaptaram a demanda. Como tudo no mundo digital, o cenário de preferências e tendencias já é outro!

O áudio é um dos formatos de conteúdo que ganhou destaque nos últimos tempos com a estabilização de canais de podcasts em plataformas como o Spotify. E a última novidade que surgiu neste ano é o Clubhouse, rede social que promove a interação entre os usuários via áudio.

Observa-se o crescimento deste formato pela sua facilidade em ser consumido. Você escuta um áudio durante afazeres do dia a dia, no rádio do carro, no trabalho, no supermercado, em praticamente qualquer momento.

Os vídeos curtos e criativos de 15 segundos também estão em alta e vêm fazendo parte de estratégias de marketing viral. Tanto no TikTok quanto no Instagram por meio do Reels, os conteúdos seguem uma linha informal e divertida, conquistando rapidamente o engajamento dos seguidores.

O que esperar para o Marketing de Conteúdo do futuro?

Estamos chegando ao fim deste artigo. E aí, já tem uma resposta que solucione a questão para qual será o Conteúdo do Futuro? Continua tudo muito imprevisível, né? Independente da incerteza do futuro, é preciso agir no presente!

Algumas coisas nunca perdem sua relevância (ou apenas AINDA não perderam). Podemos continuar apostando em conteúdos temporários, de texto e imagem em velhos conhecidos como Instagram, Facebook, Twitter e Blogs. E claro, é preciso surfar a onda do que está alta!

É essencial que as empresas e produtores de conteúdo pensem no presente e futuro, pois eles acontecem praticamente juntos.

Saiba quais das plataformas conversam bem com seu negócio e invista no que deixou de ser um diferencial, o marketing digital, que com todas suas vertentes, é uma NECESSIDADE PARA EMPRESAS que querem ser reconhecidas e vender ainda mais.

A sua empresa precisa estar preparada para competir pelo seu espaço num universo em que o marketing digital e de conteúdo se renovam e novas marcas nascem diariamente.

Com a Imidiata, seu investimento no digital é realizado com a garantia do entendimento de um momento que exige mais análises do que nunca.

Gostou desse papo criativo? Compartilhe esse conteúdo para incentivar novas ideias!

Continue lendo sobre como atingir todo o potencial do seu negócio no post Ambiente fotogênico: Como ajuda no Reconhecimento de Marca?.  

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