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Artigos / Abril, 2021

Como fazer um bom Marketing de Influência? Evite Bad Influencers!

Quer saber como encontrar um influenciador digital que faça sentido para sua empresa e evitar bad influencers? Continue a leitura desse artigo da Imidiata!


Marketing de influência: evite bad influencers

Cuidado com quem irá fazer seu Branded Content. Já verificou o histórico do influenciador indicado? Os valores e pilares da sua empresa dão matchs com os do influenciador? Vocês falam a mesma linguagem?

Tem também aqueles que possuem milhares de seguidores, porém baixíssimo engajamento, o que não atrai nenhum especialista em marketing.

Atente-se a estes quesitos na hora de contratar um influenciador digital!

Uma ação de Marketing de Influência mal planejada pode resultar em perda de seguidores e patrocinadores, além de boicote dos consumidores às marcas associadas à imagem de um Bad Influencer.

Quer saber como encontrar um influenciador digital que faça sentido para sua empresa e evitar bad influencers? Continua a leitura desse artigo da Imidiata!

 

Branded Content: o conteúdo da sua marca tem “cara”?

Deixou de ser interessante associar marcas a anúncios comuns, por serem frequentemente mal recebidos e ignorados. Por isso, o Branded Content está cada vez mais presente em todos os tipos de empresas, gerando resultados incríveis. A proposta é vincular a empresa à informação ou diversão, trabalhando com questões mais valorizadas pelo consumidor.

Sendo muito flexível e adaptável, é possível definir essa estratégia de marketing como uma mistura de publicidade, informação e entretenimento. E com as redes sociais como uma das principais plataformas de visibilidade e vendas, os influenciadores digitais se tornaram os principais canalizadores do Branded Content. Eles são capazes de dar o tom das campanhas e até se estabelecerem como embaixadores da marca.

Porém, existem bons e maus influenciadores. Você sabe identificar um Bad Influencer?

 

Qual a importância do Marketing de Influência? O que é Bad Influencer?

O potencial do Marketing de Influência cresceu junto com seus riscos.

Agora que se tornou uma carreira, existem técnicas, teorias e metodologias como qualquer profissão, baseada em literatura acadêmica e pesquisas. Influenciadores digitais, em geral, constroem um nicho de seguidores com a intenção influenciá-los como consumidores, estudando seu comportamento a fim de vender produtos e serviços.

Sua autoridade funciona quase como uma prova social a seus seguidores de que vale a pena comprar determinada marca. 

Existem microinfluenciadores, macroinfluenciadores e outras classificações, mas todos com um mesmo objetivo: apoiar marcas com a sua própria linguagem e jeito. Quando bem feito, pode ser lucrativo. Quando mal feito, pode ser, no mínimo, um desperdício de dinheiro. E nos piores casos, um desastre capaz de causar crises em empresas.

Uma campanha com um Bad Influencer que interpreta de maneira equivocada ou abusa da arte do Marketing de Influenciador pode prejudicar a marca que está tentando apoiar.

Exemplos de Bad Influencers

Falta de autoridade e conhecimento do influenciador no segmento do anunciante

Os influenciadores tornaram-se formadores de opinião, tanto que podem representar um risco à saúde. Basta pesquisar no Google suplementos e produtos farmacêuticos para ver o poder negativo de um Bad Influencer.

Um influenciador pode ir ao Instagram e elogiar os efeitos de um suplemento. No entanto, se não existe formação na área, ele não pode ser uma autoridade. Eles podem não apresentar com precisão os efeitos colaterais ou as razões pelas quais alguém não deve tomar o suplemento.

Para evitar isso, encontre influenciadores com credenciais para comercializar produtos. Certifique-se de que os produtos que você está comercializando sejam sempre representados com precisão.

A confiança é a única maneira pela qual o marketing de influenciador pode funcionar no mercado moderno.

DICA DA IMIDIATA: Procure por autenticidade em suas colaborações com influenciadores.

Outra grande caraterística de um Bad Influencer: indicadores distorcidos. Conheça uma ferramenta que te ajudará a medir e analisar dados de um influenciador digital no tópico a seguir!

Mensure indicadores de uma boa influência com Social Blade

Busca dos dados, a verificação e a comparação. De maneira prática, são essas as etapas para saber se aquela pessoa indicada é realmente um Influenciador Digital.

O site Social Blade é capaz de fornecer todos os dados que você precisa.

Além de perfil no Instagram, a ferramenta também faz buscas por perfis no Twitter, Facebook e canais no YouTube. O nível de classificação do perfil será mostrado após a escolha do nome que você procura.

A tabela do número de seguidores e pessoas que o perfil segue é um bom termômetro. Analise estes números diariamente por uma semana. Em caso de mudança abrupta, sem investimento em exposição por meio de campanhas, já podemos considerar a compra de seguidores.

Lembrando que MAIOR NÚMERO DE SEGUIDORES NÃO É SINÔNIMO DE ENGAJAMENTO!

Além de comprarem perfis fantasmas ou comentários prontos, esses perfis são passíveis de receberem punições do Instagram.

Um tanto contraditório um perfil possuir 10 mil seguidores e receber dois comentários por postagem, não acha?!

Case de Marketing de Influência da Imidiata

Como forma de atingir o Público B2C, nosso cliente Tubominas criou uma parceria com o Youtuber Weskley, do Canal O Pulo do Gato na Construção.

Weskley comunica a Marca da Empresa para um público mais diversificado: entusiastas, pedreiros, mestre de obras, engenheiros, arquitetos e pequenas construtoras. 

Os vídeos ilustram as aplicações dos produtos, com inovações que o youtuber mesmo criou. A marca e o influenciador digital, detentor de um grande público, já sentem os benefícios da parceria com aumento do Reconhecimento de Marca.

Para garantir ótimos resultados com influenciadores digitais, é necessário que a empresa realize um planejamento de marketing, com o foco para as mídias sociais, e analise bem os candidatos ao cargo.

A principal lição referente a Bad Influencers é que táticas desleais e vozes de autoridade não qualificadas levam à desilusão do cliente. O marketing honesto e qualificado é o que faz ou quebra uma marca nas redes sociais em 2021!

Com a Imidiata, seu investimento no digital é realizado com a garantia do entendimento de um momento que exige mais análises do que nunca.

Continue lendo sobre como atingir todo o potencial do seu negócio no post Ambiente fotogênico: Como ajuda no Reconhecimento de Marca? (link interno).

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