
Artigos / Março, 2022
Tão importante como estar presente no mundo digital, é importante saber como está essa presença, analisando o engajamento no Facebook e mensurando os resultados das publicações.
Tão importante como estar presente no mundo digital, é importante saber como está essa presença, analisando o engajamento no Facebook e mensurando os resultados das publicações.
Para isso, o planejamento e mensuração das métricas são fundamentais para direcionar as ações e melhorar o engajamento da fanpage. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!
As Métricas de Engajamento do Facebook
As métricas são fundamentais para avaliar o desempenho de uma fanpage, pois através delas é possível por exemplo, conferir o número de seguidores, alcance e engajamento no Facebook.
Assim para medir o impacto de uma publicação de uma página no Facebook, a ferramenta Facebook Insights, que está dentro de Informações, é perfeita, pois com ela pode-se verificar as principais métricas aplicadas, sendo possível analisar diversos fatores, como Visão Geral, Promoções, Seguidores, Curtidas, Alcance, Visualizações da Página, Ações da Página, Publicações, Vídeos, Pessoas, Local e Mensagens.
Insights, em sua tradução com significado literal é vista de dentro, no entanto o sentido é conhecimento, clareza, compreensão, informações valiosas, autoanálise.
Ao analisar uma publicação por exemplo, é possível verificar a data e hora de pico de maior alcance, além disso, envolvimento, tipo, direcionamento e promover as publicações impulsionando-as.
Com uma boa avaliação de engajamento é possível ter insights valiosos. A partir desses insights estão estratégias para impactar em resultados positivos. Pode acontecer também uma análise errada, o que resultaria em uma falsa sensação de sucesso, pois com a escolha de métricas não relevantes pode levar a direções distantes do objetivo e do público-alvo. Ou seja, analisar e usar as métricas da melhor forma, facilitam as tomadas de decisão em estratégias mais assertivas.
Como analisar o Engajamento no Facebook
É importante considerar as pessoas que já curtem sua fanpage e verificar se seus fãs seguem de acordo com a persona, para que com o público certo e direcionamento seu engajamento não seja baixo.
Quando os anúncios são relevantes para as pessoas, geralmente interagem, fazendo assim com que melhore seu desempenho e através dessa métrica é possível mensurar as interações e compará-las com engajamento de outros anúncios ou campanhas.
Diante das interações e oscilações das publicações é possível verificar qual mais agradou e rendeu comentários, compartilhamentos, salvamentos e que influenciou no engajamento pretendido.
As Principais Métricas de Engajamento do Facebook
Há algum tempo o Facebook vem diminuindo a taxa de entrega orgânica dos posts das fanpages e com isso cada vez menos o conteúdo chega às pessoas que curtiram a página.
Mas para um bom engajamento deve ser analisado não apenas curtidas e reações, é preciso analisar em que horário a publicação foi realizada e a quanto tempo ela está disponível.
Quando se fala em engajamento pode-se atribuir pesos como:
As curtidas e outras reações (amei, uau, haha e outras) têm peso 1 em uma publicação;
Os comentários têm peso 2;
E os compartilhamentos têm peso 5, pois ao compartilhar a publicação em sua timeline, isso aumenta o alcance do conteúdo.
É muito importante acompanhar e analisar quais tipos de conteúdo geram maior engajamento, é inclusive interessante diversificar o tipo de publicações, como imagens, vídeos, textos ou mesmo divulgando um link, para a partir dos resultados entender melhor o que seu público espera.
Mas cuidado, ao analisar o engajamento não dê foco às métricas de vaidade.
Métricas de Vaidade: são os números ou dados de ações monitorados, porém que não servem para as tomadas de decisões. Não são inúteis, mas podem não ajudar na elaboração de estratégias para atingir o seu objetivo proposto. Elas são interessantes para verificar a aceitação do público ao que é postado, mas não se apegue a elas.
São elas: número de curtidas (likes) na postagem do Facebook, quantidade de curtidas um vídeo recebe, número de seguidores da página e alguns casos até o número de cliques, pois dependendo do contexto talvez não siga as orientações e não virem leads ou conversão.
Ou seja, vale destacar o objetivo da publicação, se a ideia era link externo e quantas pessoas o executaram e concluíram a ação esperada, no caso de um vídeo se as pessoas o assistiram em até 75% de seu conteúdo.
Como aumentar o engajamento no Facebook?
Existem algumas dicas simples e bastante efetivas para alavancar as postagens, ajudando-as a ganharem mais engajamento e aumentarem seu alcance, isso de forma orgânica.
Confira as principais recomendações para aumentar o engajamento no Facebook e mais alcance e relevância da página:
E para potencializar o engajamento existe no Facebook uma plataforma gratuita, o Estúdio de Criação, que facilita o gerenciamento da página e perfil do Instagram, o qual permite agendar conteúdos, podendo ser programados e publicados, inclusive em datas retroativas, além de ter recursos como a monetização e ferramentas de criação.
Engajamento não tem fórmula mágica e assim como em qualquer estratégia digital é preciso analisar e usar métricas importantes e diferentes de acordo com cada negócio.
Para ter sucesso nas estratégias e conquistar resultados, o melhor é ter ajuda profissional, junto a uma agência de publicidade.
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