Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Março, 2022

Como mensurar e analisar o engajamento no Facebook

Tão importante como estar presente no mundo digital, é importante saber como está essa presença, analisando o engajamento no Facebook e mensurando os resultados das publicações.



Tão importante como estar presente no mundo digital, é importante saber como está essa presença, analisando o engajamento no Facebook e mensurando os resultados das publicações.

Para isso, o planejamento e mensuração das métricas são fundamentais para direcionar as ações e melhorar o engajamento da fanpage. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

 

As Métricas de Engajamento do Facebook

As métricas são fundamentais para avaliar o desempenho de uma fanpage, pois através delas é possível por exemplo, conferir o número de seguidores, alcance e engajamento no Facebook.

Assim para medir o impacto de uma publicação de uma página no Facebook, a ferramenta Facebook Insights, que está dentro de Informações, é perfeita, pois com ela pode-se verificar as principais métricas aplicadas, sendo possível analisar diversos fatores, como Visão Geral, Promoções, Seguidores, Curtidas, Alcance, Visualizações da Página, Ações da Página, Publicações, Vídeos, Pessoas, Local e Mensagens.

Insights, em sua tradução com significado literal é vista de dentro, no entanto o sentido é conhecimento, clareza, compreensão, informações valiosas, autoanálise.

Ao analisar uma publicação por exemplo, é possível verificar a data e hora de pico de maior alcance, além disso, envolvimento, tipo, direcionamento e promover as publicações impulsionando-as.

Com uma boa avaliação de engajamento é possível ter insights valiosos. A partir desses insights estão estratégias para impactar em resultados positivos. Pode acontecer também uma análise errada, o que resultaria em uma falsa sensação de sucesso, pois com a escolha de métricas não relevantes pode levar a direções distantes do objetivo e do público-alvo. Ou seja, analisar e usar as métricas da melhor forma, facilitam as tomadas de decisão em estratégias mais assertivas.

 

Como analisar o Engajamento no Facebook

É importante considerar as pessoas que já curtem sua fanpage e verificar se seus fãs seguem de acordo com a persona, para que com o público certo e direcionamento seu engajamento não seja baixo.

Quando os anúncios são relevantes para as pessoas, geralmente interagem, fazendo assim com que melhore seu desempenho e através dessa métrica é possível mensurar as interações e compará-las com engajamento de outros anúncios ou campanhas.

Diante das interações e oscilações das publicações é possível verificar qual mais agradou e rendeu comentários, compartilhamentos, salvamentos e que influenciou no engajamento pretendido.

 

As Principais Métricas de Engajamento do Facebook

Há algum tempo o Facebook vem diminuindo a taxa de entrega orgânica dos posts das fanpages e com isso cada vez menos o conteúdo chega às pessoas que curtiram a página.

Mas para um bom engajamento deve ser analisado não apenas curtidas e reações, é preciso analisar em que horário a publicação foi realizada e a quanto tempo ela está disponível.

 

  • Curtidas, Comentários e Compartilhamentos

Quando se fala em engajamento pode-se atribuir pesos como:

As curtidas e outras reações (amei, uau, haha e outras) têm peso 1 em uma publicação;

Os comentários têm peso 2;

E os compartilhamentos têm peso 5, pois ao compartilhar a publicação em sua timeline, isso aumenta o alcance do conteúdo.

 

  • Acompanhar e Analisar

 É muito importante acompanhar e analisar quais tipos de conteúdo geram maior engajamento, é inclusive interessante diversificar o tipo de publicações, como imagens, vídeos, textos ou mesmo divulgando um link, para a partir dos resultados entender melhor o que seu público espera.

 

Mas cuidado, ao analisar o engajamento não dê foco às métricas de vaidade.

Métricas de Vaidade: são os números ou dados de ações monitorados, porém que não servem para as tomadas de decisões. Não são inúteis, mas podem não ajudar na elaboração de estratégias para atingir o seu objetivo proposto. Elas são interessantes para verificar a aceitação do público ao que é postado, mas não se apegue a elas.

 São elas: número de curtidas (likes) na postagem do Facebook, quantidade de curtidas um vídeo recebe, número de seguidores da página e alguns casos até o número de cliques, pois dependendo do contexto talvez não siga as orientações e não virem leads ou conversão.

Ou seja, vale destacar o objetivo da publicação, se a ideia era link externo e quantas pessoas o executaram e concluíram a ação esperada, no caso de um vídeo se as pessoas o assistiram em até 75% de seu conteúdo.

 

Como aumentar o engajamento no Facebook?

Existem algumas dicas simples e bastante efetivas para alavancar as postagens, ajudando-as a ganharem mais engajamento e aumentarem seu alcance, isso de forma orgânica.

Confira as principais recomendações para aumentar o engajamento no Facebook e mais alcance e relevância da página:

  • Conhecer o público-alvo - criar uma publicação de acordo com a persona, ou seja, no gosto dos seguidores, sendo uma mensagem direta a eles, o que ajuda no engajamento.
  • Imagens elaboradas – as postagens com imagens, conseguem ser mais impactantes e permitem uma comunicação fácil, rápida e eficiente. Elas são fundamentais para o desempenho em qualquer publicação, principalmente quando altamente contextualizadas.
  • Títulos cativantes – para um bom engajamento usar títulos cativantes é fundamental, afinal eles levam a mensagem e estimulam o interesse das pessoas para o conteúdo.
  • Usar Emoticons – postagens com emoticons conseguem 52% mais envolvimento, cerca de 57% mais curtidas, 33% a mais de comentários e 33% a mais de compartilhamentos. São uma forma mais humanizada para as postagens ajudando a aumentar o engajamento. Assim como as imagens fazem sucesso quando contextualizadas. Essa técnica é eficiente, mas restrita aos setores de beleza, saúde e alimentação. Em setores de tecnologia por exemplo deve ser usado com cuidado, pois podem ter efeito contrário e até diminuir a taxa de engajamento.
  • Fazer perguntas e Quiz – esse recurso pode aumentar em até 92% o envolvimento nas publicações. Aliás essa é uma forma de estimular a interação do internauta, o que gera um maior engajamento. Inclusive é interessante colocar a pergunta no final do texto, do que no título.
  • Horários Adequados – as publicações em dias e horários adequados são essenciais também para o aumento no engajamento. No entanto isso varia de acordo com o setor de atuação e as características do público, com isso a melhor forma de ter a resposta é analisar sua audiência.
  • Call To Action – as famosas chamadas para a ação, são uma forma de também buscar a interação do internauta e funciona melhor também quando aplicadas no final do texto. Essa técnica convida o público a realizar alguma ação determinante e pode ser aplicada de diversas formas: em publicações, anúncios e na fanpage.

 

E para potencializar o engajamento existe no Facebook uma plataforma gratuita, o Estúdio de Criação, que facilita o gerenciamento da página e perfil do Instagram, o qual permite agendar conteúdos, podendo ser programados e publicados, inclusive em datas retroativas, além de ter recursos como a monetização e ferramentas de criação.

Engajamento não tem fórmula mágica e assim como em qualquer estratégia digital é preciso analisar e usar métricas importantes e diferentes de acordo com cada negócio.

Para ter sucesso nas estratégias e conquistar resultados, o melhor é ter ajuda profissional, junto a uma agência de publicidade.

Então conte com a Imidiata!

Temos uma equipe qualificada e preparada em marketing digital pronta para te atender.

Aqui a palavra-chave é sucesso!

Para conversar com a gente Clique aqui ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

Aproveite e confira mais artigos sobre o mundo do marketing digital aqui no nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.