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Artigos / Março, 2022

Gestão de Tráfego Pago: o que é e qual a importância para empresas?

As mídias digitais estão conquistando espaços inimagináveis. São diversas as plataformas que surgem diariamente e surpreendem pela alta adesão por parte dos internautas, principalmente no Brasil, que é o terceiro país que mais usa as redes sociais no mundo.



As mídias digitais estão conquistando espaços inimagináveis. São diversas as plataformas que surgem diariamente e surpreendem pela alta adesão por parte dos internautas, principalmente no Brasil, que é o terceiro país que mais usa as redes sociais no mundo.

Com a ascensão dessas mídias, a publicidade tem focado cada vez mais em direcionar seus esforços para campanhas exclusivamente focadas no âmbito digital. As estratégias são inúmeras, criadas e renovadas constantemente para acompanhar as mudanças dos algoritmos, algumas delas se mantém firmes e tornam-se referência em geração de resultados reais. Uma das mais conhecidas e funcionais atualmente é a gestão de tráfego pago.

Você conhece esse termo? Sabe o que significa, o que faz e a importância dele para uma marca? Então continue a leitura e saiba mais.

 

Glossário

Para começarmos esse papo, precisamos esclarecer alguns termos. Vamos explicar de uma forma supersimples e direta, assim você vai entender tudo sem quaisquer dúvidas.

 

1 – O que é Tráfego?

Tráfego é a quantidade de visitantes que acessam as páginas dos canais digitais do seu negócio, como redes sociais, site, canal do YouTube ou e-commerce. 

 

2 – O que é Gestão de Tráfego?

Gestão de Tráfego é uma estratégia montada e executada por profissionais da comunicação, com o intuito de aumentar o número de visitantes nas mídias digitais da empresa.

O responsável por essa tarefa é o gestor de tráfego, uma pessoa que se dedica a segmentar os públicos, ativar campanhas e analisar as métricas.

 

3 – O que é Tráfego Pago?

Tráfego Pago são visitantes nas mídias digitais da empresa atraídos por anúncios on-line, que são criados e gerenciados através de plataformas específicas.

 

Tipos de tráfego e suas diferenças

O tráfego é importante para o sucesso de uma empresa no ambiente digital, por isso é importante entender a fundo o que é. Existem dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago.

 

  • Tráfego Orgânico

Esse é o tráfego obtido sem o investimento monetário em anúncios on-line. Para obter um bom resultado nessa categoria é importante realizar a produção de conteúdo qualificado para o público-alvo, pois é através disso que os consumidores serão atraídos para a mídia digital em questão.

Em tempos cada vez mais imediatistas, as empresas sofrem para atrair audiência, por isso esses conteúdos devem ser de interesse do público, para conseguirem de fato engajá-los e então resultar em alguma ação, aumentando assim o alcance orgânico daquela mídia.

 

  • Tráfego Pago

Diferente do orgânico, o Tráfego Pago não depende dos algoritmos das mídias digitais para alcançar público. Através de plataformas próprias como o Google Ads e Facebook Ads, negócios podem distribuir seus anúncios para a audiência que quiser, segmentando por dados demográficos e muito mais. Com ele é possível até mesmo atingir público que ainda não é consumidor da empresa, mas que está propenso a se tornar por ter interesse nos produtos/serviços prestados.
 

O Tráfego Pago funciona para qualquer negócio?

Sim! Essa é uma estratégia que pode ser aplicada para qualquer tipo de segmento. Mas tenha sempre em mente que cada negócio é único e conta com suas particularidades, por isso a gestão de tráfego paga deve ser realizada por profissionais experientes, para que possam analisar a marca e montar estratégias que façam sentido. 

 

Quais são as plataformas de Tráfego Pago?

Você pode optar por fazer dois tipos de Tráfego Pago, o com foco nas redes sociais e com foco nas redes de pesquisa.

 

  • Tráfego nas Redes Sociais

Perfeito para quem busca criar um vínculo, estreitar laços e fidelizar consumidores. Através dele os serviços/produtos da sua empresa são impulsionados nas redes sociais, chegando aos usuários enquanto eles navegam por lá sem qualquer intenção de fechar uma compra, mas despertando e reforçando o interesse dele pela marca.

 

  • Tráfego nas Redes de Pesquisa

Ótimo para quem busca se destacar da concorrência e ser encontrado pelo consumidor no momento em que ele precisa de um produto/serviço específico. Os anúncios nas Redes de Pesquisa solucionam dores reais dos clientes. Sua marca aparecerá no topo da página do Google quando um consumidor pesquisar pela solução de uma dor ou problema que está passando.

 

As plataformas mais utilizadas atualmente para isso são:

  • Facebook Ads (Redes Sociais)
  • Instagram Ads (Redes Sociais)
  • Google Ads (Rede de Pesquisa)
  • YouTube Ads (Rede de Pesquisa)
  • LinkedIn Ads (Redes Sociais)
  • Sites ou Apps parceiros dessas ou outras plataformas (Ambos)

 

Como é feita a gestão de Tráfego Pago?

Essa gestão deve ser realizada por um profissional capacitado, já que requer conhecimento da área de comunicação. Essa gestão começa a partir da definição de público-alvo para a campanha, tendo em mente características diversas do consumidor. Depois a elaboração de um planejamento de campanha com objetivo bem definido e por fim a análise das métricas obtidas para avaliar o desempenho dos anúncios.

 

Qual a importância do Tráfego Pago para uma marca?

São vários os benefícios proporcionados pela gestão de Tráfego Pago em uma empresa, mas com certeza os principais são:

  • Criação de autoridade para a marca
  • Captação de leads qualificados
  • Aumento na procura e venda do produto/serviço


Gostou do que leu? Já quer aplicar a gestão de Tráfego Pago nas estratégias de comunicação do seu negócio? Então é hora de parar de perder tempo e contar com uma equipe qualificada! A Imidiata é uma agência de publicidade com mais de 10 anos de mercado e com alta experiência em estratégias de marketing on-line. Para conversar com a gente clique aqui ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

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