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Artigos / Março, 2022

O que é e como implementar uma estratégia de Inbound Marketing

Hoje a presença digital é parte fundamental para o sucesso de quase qualquer negócio.



Hoje a presença digital é parte fundamental para o sucesso de quase qualquer negócio. Os consumidores estão cada vez mais presentes no ambiente virtual e por isso, estratégias voltadas para a comunicação on-line são desenvolvidas e colocadas em prática constantemente. 


90% das pessoas que realizam pesquisas on-line, ainda não estão totalmente decididas sobre qual marca escolherão para efetuar suas compras. O Inbound Marketing é uma estratégia que surge para ajudar o cliente a tomar sua decisão de compra e optar pela sua empresa.


Quer saber mais sobre essa estratégia que conquistou empresas ao redor do mundo e tem gerado muitos resultados? Continue a leitura. 

 

O que é Inbound Marketing?

Em uma tradução livre, Inbound Marketing significa marketing da atração, nome muito adequado para sua função.


O Inbound Marketing é uma metodologia de pensar e fazer negócios que se diferenciou do Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional e vem conquistando cada vez mais as agências de publicidade, que por sua vez, conquistam os clientes graças aos ótimos resultados obtidos.


O seu grande diferencial como ferramenta de marketing digital é que o seu foco principal é no desenvolvimento de uma jornada de compras de um cliente em potencial, desde a atração até a retenção, entendendo e respeitando cada uma das etapas do funil de vendas com clareza.


Esse método pensa no relacionamento com os clientes em potencial de uma forma progressiva, ou seja, como algo deve ser construído gradativamente seguindo etapas específicas para isso.
As etapas propostas pelo Inbound Marketing para a jornada de compras são:


1.    Atrair
2.    Converter
3.    Relacionar
4.    Vender
5.    Analisar

Cada uma delas possui extrema importância para que sejam fechados negócios de qualidade com clientes, pois ao invés de apenas empurrar um serviço/produto qualquer para o consumidor, você cria um laço com ele, mostrando todo o valor do negócio, daí o nome marketing da atração.


Em um grande resumo isso significa que com o Inbound Marketing, o cliente vem em busca do seu serviço e não o contrário.

 

Como colocar em prática uma estratégia de Inbound Marketing?

Para implementar o Inbound Marketing na sua empresa é preciso seguir à risca as 6 etapas citadas anteriormente. Cada uma delas é responsável por guiar o consumidor pela jornada de compras, proporcionando assim a venda do produto/serviço.
Abaixo vamos falar sobre cada uma das etapas e o que você deve fazer para cumpri-las com eficiência.  

 

1ª etapa: Atrair


Como a própria tradução do nome Inbound Marketing sugere, essa é uma estratégia que utiliza conteúdos relevantes para atrair os consumidores. Esse é um fator determinante para o sucesso do processo, afinal um site que não é acessado pelo público, dificilmente conquistará leads e consequentemente vendas. 


Existem diversas maneiras de atrair consumidores para o site, as principais são: 

 

Blog: 
Esse é um dos principais pilares do Inbound Marketing. Com a produção de conteúdo de relevância para o público-alvo da marca, você atrairá visitas ao site interessadas de fato no que você está oferecendo. 


Por isso não basta apenas publicar textos aleatórios ou com informações duvidosas. Você deve mostrar que é autoridade no seu segmento de atuação, conseguir sanar dúvidas e falar sobre a área com propriedade. Dessa forma você conquista a confiança do consumidor.

 

SEO (Search Engine Optimization):
O Google é o maior mecanismo de pesquisas do mundo. São realizadas aproximadamente 100 bilhões de buscas mensalmente na plataforma. Para que o seu site apareça de forma orgânica no topo da página de pesquisa e com destaque em pesquisas relacionadas ao seu mercado de atuação, é necessário ter um bom SEO (Otimização para motores de busca). 


Para oferecer os melhores resultados aos internautas, o Google utiliza do mecanismo SEO para selecionar as respostas que ficarão no topo da página. Essa seleção é feita através de critérios específicos, que podem ser otimizados em um site, para que ele seja lido pelo Google com maior relevância e então alcançando uma posição de destaque. 

 

Links Patrocinados: 
A utilização de links patrocinados também é importante para a boa performance do Inbound Marketing. Lembre-se sempre, um anúncio ideal feito no momento certo, gera resultados. 


Esse tipo de anúncio permite uma segmentação altamente detalhada, o que facilita ações mais assertivas e que de fato gerem resultados. Os meios mais utilizados para esses anúncios são:


•    Anúncios na rede de pesquisa
•    Anúncios na rede de display 
•    Anúncios nas redes sociais 

 

Redes sociais:
Outra maneira de atrair consumidores é através das redes sociais, locais em que o público mais está presente diariamente. Para chamar a atenção não tem segredo, é necessário produzir conteúdos de qualidade, que auxiliem na geração de engajamento no perfil da sua empresa. 


Ou seja, essa etapa consiste na concentração de esforços para atrair consumidores interessados em seu negócio, através de conteúdos pelos quais já estão buscando. Essa é a base para o sucesso da estratégia de Inbound Marketing. 

 

2ª etapa: Converter
Depois de atrair os consumidores é necessário transformá-los em leads, para então avançar na jornada de vendas. Essa conversão é feita através da coleta de dados do usuário em troca de determinado benefício, com um material rico, como e-book, por exemplo. 


A conversão dos acessos em leads pode ser feita através de ofertas exclusivas e landing pages. 

 

3ª etapa: Relacionar
Nem sempre o consumidor que entrar em contato com sua marca estará na etapa de decisão de compra, por isso é essencial se relacionar com ele. A construção de uma relação empresa-cliente é extremamente importante para guiá-lo até a decisão.


Esse relacionamento é feito através da troca de informações, produção de conteúdo específicos para cada fase do funil de vendas, para que aos poucos o consumidor passe por cada uma delas e opte pela sua marca. 

 

4ª etapa: Vender
Depois de nutrir essa boa relação com seus leads, chegamos ao estágio mais aguardado pelos proprietários de empresas, a efetuação da venda. 


O processo de vendas pode ser realizado tanto pelo próprio website da empresa, quanto fora, através do contato direto com o vendedor ou na loja física da marca. Cada um desses tipos de venda requer estratégias específicas de nutrição de leads.


Quanto maior o valor e complexidade do produto/serviço, maior deve ser o trabalho de nutrição, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas, benefícios e vantagens bem delimitados e o processo de fechamento do negócio muito claro.

 

5ª etapa: Analisar
Um dos grandes diferenciais e benefícios de investir em marketing digital, é a possibilidade de poder analisar detalhadamente cada estratégia colocada em prática. Dessa forma é possível avaliar se o retorno do investimento foi favorável ou não à marca. 

 

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