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Artigos / Abril, 2022

O que é Growth Marketing? Entenda essa tendência!

Você já ouviu falar em Growth Marketing? A modalidade é uma tendência do meio digital, que tem despertado muitos interesses.



Você já ouviu falar em Growth Marketing? A modalidade é uma tendência do meio digital, que tem despertado muitos interesses. Por se tratar de um tema ainda muito novo e sem muitas pesquisas, seu crescimento segue a passos lentos no Brasil, mas já temos muitas empresas avançando e incluindo pessoas para executarem essa função em seu time.


Growth marketing é tradução livremente como “movido ao crescimento” e está voltado para toda a experiência do consumidor dentro de uma empresa. Com isso, diferente do marketing comum, o growth marketing não tem seu foco apenas na atração do cliente, como as estratégias de topo de funil, mas em todo o processo.


Essa modalidade é muito próxima ao Growth Hacking, ou hacking de crescimento, que tem seu foco em analisar a empresa como um todo, reconhecendo o seu cenário, métricas e estudando muito bem o seu público-alvo e produto. Além disso, é necessário, identificar potenciais em inovação, buscando o objetivo maior do tema: o crescimento. 

 

O que fazer para trabalhar com Growth Marketing?


Um profissional de Growth Marketing pode ser conhecido como um analista de crescimento. Afinal, essa é resumidamente a sua função em um negócio. Ele é responsável por direcionar os planos para os setores e as pessoas certas, principalmente quando falamos em estratégias de marketing digital. 


Por isso é importante que esse profissional entenda os conceitos de Growth Hacking em uma empresa, pois ele precisa aliar esses conhecimentos às estratégias de marketing digital, e conta com a colaboração de todas as áreas para conseguir ampliar os resultados da operação.


Abaixo nós destacamos algumas vantagens para as pessoas que desejam encontrar oportunidades nessa área:
•    Dinamismo: atuar como um camaleão, podendo se encaixar em diversos segmentos de mercado.
•    Oportunidade: é um profissional novo no mercado e pessoas qualificadas ainda são a minoria. 
•    Flexibilidade: esse profissional pode trabalhar de onde quiser, pois suas estratégias não exigem uma atuação in loco.
•    Empreendedorismo: o profissional dessa área entende das estratégias e planejamento de negócios, criando expertise suficiente em marketing para aplicá-la em empresas próprias. 

Conhecendo todas as oportunidades que a área apresenta, você pode estar se perguntando: mas o que exatamente um profissional de Growth Marketing precisa conhecer para se destacar no mercado?


Para fazer parte de uma equipe de Growth Marketing, assim como tudo em que deseja se dedicar na vida, você precisa estudar bastante e ter vontade de crescer. Isso porquê a vaga é literalmente sobre crescimento empresarial e, assumindo esse papel, você também ascenderá com os desafios. 


Busque conhecimentos em marketing digital, gestão e growth hacking. Aprender sobre branding também enriquecerá o seu currículo. Assim ficará mais fácil se destacar na área. 


Inicialmente, procure vagas focadas para pessoas com conhecimentos juniores. Isso tornará o seu processo mais tranquilo e você poderá atuar e aprender com pessoas que já têm mais experiência na área.

 

A demanda da área de Growth Marketing


Não há como negar que a profissão está em ascensão no mundo digital. Isso porquê, as tecnologias e o crescimento cada vez mais acelerado são uma busca constante. Também pelo fato de ser uma área nova e que até pouco tempo existiam poucos cursos e olhares voltados para ela. 


Como o cenário digital já é fundamental para qualquer empresa há alguns anos, o growth marketing teve sua importância acelerada. Todas as empresas querem ser vistas, encontradas em todas as plataformas e alcançarem cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Além de fazer a marca ser vista, essas estratégias também impactam diretamente nos resultados.


O profissional Growth Marketing é responsável por organizar projetos que não exigem tanto tempo e esforço do time e tem sua força destinada para o mundo digital. É uma demanda minuciosa para a busca de oportunidades diárias voltadas para a evolução da empresa e com as startups em evidência e as constantes mudanças do mundo digital, será cada vez mais necessário pessoas que gerenciem o negócio com essa visão analítica em marketing.