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Artigos / Junho, 2022

Por que uma boa estratégia de SEO é importante para seu negócio Digital?

Por que uma boa estratégia de SEO é importante para seu negócio Digital?



Qualquer dono de um negócio digital que pesquisa sobre as tendências e estratégias de marketing, já deve ter se deparado com a sigla SEO. Se você ainda não conhece ou até já ouviu falar, mas ainda não sabe a sua importância, está na hora de mudar. 
Preparamos esse artigo para falar tudo sobre as estratégias de SEO e o porquê elas são extremamente importantes para os resultados do seu negócio digital. Continue a leitura, aproveite todas as dicas e já coloque em prática para ver a sua empresa decolar. 
 

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que em tradução literal significa: Otimização para Mecanismos de Busca. Agora você se pergunta, tá, mas o que é uma otimização para mecanismos de busca? Calma, a gente te responde.
SEO é um conjunto de técnicas que otimizam as configurações das páginas do seu site, para que ele seja melhor rankeado pelos mecanismos de busca, conquistando um melhor posicionamento orgânico. 
Quanto melhor for o SEO do seu site, maiores serão as chances do seu público-alvo encontrar sua empresa ao pesquisar algo relacionado ao seu negócio. Ou seja, você aparecerá mais e cada vez mais alto nas pesquisas online. 

O que são mecanismos de busca?

Os mecanismos de busca, também chamados de motores de busca ou buscadores, são programas que utilizam palavras-chave para encontrar arquivos diversos armazenados na internet. 
O nome parece complicado, mas você com certeza conhece pelo menos um motor de busca. O maior exemplo é o Google, mas também contamos com outros como o Yahoo, Bing, etc. 


 

Pra que serve o SEO? 

Agora que você já sabe o que são os mecanismos de busca e SEO, chegou a hora de entender para o que ele serve e quais são os seus benefícios aos negócios digitais. 
O SEO é uma das estratégias mais importantes para o marketing digital, pois através dele é possível criar autoridade no ambiente online e consequentemente conquistar clientes e fechar vendas. 
Seu principal foco é melhorar o posicionamento orgânico de um site nos mecanismos de busca, para assim aumentar o número de visitantes e acessos. 
Existem diversas técnicas para ter um bom SEO no site, uma das mais conhecidas é o uso adequado de palavras-chaves. Claro, elas devem ser pensadas, estudadas e muito bem planejadas, afinal você precisa identificar as que contam com maior índice de buscas para obter melhores resultados. 


 
Quais são os benefícios do SEO?

As vantagens dessa técnica são inúmeras, mas nós preparamos uma lista com os 6 principais benefícios do SEO. Confira abaixo: 

1 – Aumenta o tráfego orgânico 
Já citamos que esse é um dos grandes objetivos do SEO e também é um dos grandes benefícios dessa prática. O SEO ajuda amplamente no aumento do tráfego orgânico no site, fazendo assim com que sua página na web receba mais visitantes.
Quando seu site ocupa uma melhor posição na busca do Google, maiores são as chances de novos visitantes acessarem a sua página. Com mais visitas as chances de conquistar novos clientes e fechar vendas aumenta também. 


 

2 – Auxilia na segmentação do público-alvo

Ao usar palavras-chave para otimizar o seu site para os mecanismos de busca, automaticamente você segmenta o público-alvo. Isso acontece, pois o seu consumidor encontrará sua página na web pesquisando termos específicos. 
Por exemplo, se você possui uma e-commerce de calçados e no seu site utiliza palavras-chave relacionadas a essa área, quando um consumidor pesquisar algo sobre o assunto encontrará a sua página.
Ou seja, através dessa técnica você atrai possíveis clientes reais, já interessados no seu segmento de atuação. Mas claro, isso só acontece quando você utiliza as palavras-chave corretas. 


 
3 – Melhora a experiência para o visitante


Outro ponto superpositivo é que ao aplicar o SEO no seu site, você melhora a experiência de uso para os visitantes. Isso facilita que o usuário encontre o que busca nas páginas com facilidade, sinta-se confortável em utilizar o site e permaneça nas páginas por mais tempo. 
Quanto mais tempo um usuário permanecer no seu site, melhor rankeado ele será, pois os bots dos motores de busca identificam que sua página é relevante e a mostrará para uma maior quantidade de pessoas.  


 
4 – Aumenta a autoridade de marca


O SEO auxilia também no aumento da autoridade da marca. As pessoas tendem a confiar mais nas empresas que aparecem nos primeiros resultados da busca orgânica do Google, por isso é extremamente importante conquistar um bom rankeamento. 
A partir do momento que sua empresa atinge a primeira página, especialmente o topo, mais os clientes confiarão nela e fecharão vendas. 
 

5 – Fornece dados para análise


Com o SEO você também pode mensurar e quantificar dados diversos para fazer análises e identificar problemas ou oportunidades de melhora. Além disso, existem ferramentas como o Google Search Console, que auxilia a identificar quais palavras-chave estão direcionando o tráfego do seu site.


 
6 – Aumenta a velocidade de carregamento do site


De acordo com uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e a cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento as conversões reduzem em 7%. 
Pode parecer que não, mas esse simples ato pode mudar a sua classificação no ranking do Google. Como? Simples! Se os usuários entrarem no seu site e saírem logo em seguida os motores de busca lerão as páginas como irrelevantes, fazendo assim com que perca posições e não apareça no início das buscas. 

Curtiu o SEO? Então deixa de bobeira e bora colocar em prática e fazer o site da sua empresa subir posições na busca orgânica do Google. É a sua chance de estar na frente da concorrência e conquistar novos clientes.
A Imidiata conta com uma equipe de profissionais especializados em marketing digital prontos para te auxiliar nessa missão e fazer o seu site atingir as melhores posições. Clique aqui e fale conosco.