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Artigos / Julho, 2022

O que são leads? Por que é tão importante gerar, qualificar e nutri-los?

Se você ainda não sabe o que é um lead, pode estar perdendo vendas para o seu negócio.



Se você ainda não sabe o que é um lead, pode estar perdendo vendas para o seu negócio. Um dos principais focos do marketing digital é criar estratégias capazes de gera-los e nutri-los para convertê-los em vendas concretas e consumidores fidelizados. 
Preparamos esse artigo para te explicar a fundo porque é tão importante, gerar, qualificar e nutrir leads qualificados na era do marketing digital. 

O que são leads?

Basicamente leads são consumidores interessados em seu produto/serviço. Como sabemos que eles estão de fato interessados? Simples, um cliente é qualificado como lead depois de fornecer informações de contato (nome, e-mail, telefone, etc) em troca de uma oferta oferecida em seu site. 
Logo o lead é alguém que já demonstrou interesse naquilo que seu negócio oferece, disponibilizando informações para contato, mostrando que está disposto a ouvir mais sobre sua empresa, seu produto/serviço, ofertas e mais.
Atenção, não confunda! Os leads não são qualquer pessoa com características do seu público-alvo, mas sim consumidores com interesse real. 
 

O que fazer com os leads?

Conquistou os leads? Ótimo, parabéns por ter iniciado as estratégias de marketing digital, mas só isso não basta, é necessário continuar o contato para atingir o objetivo final que é vender. O funil de vendas é o guia base para estruturar o plano de comunicação e através dele converter os leads em vendas.


 
Depois de atrair você deve nutrir o seu lead. O que isso significa? Você deve guiá-lo por todas as etapas do funil até que ele chegue no topo, que é onde ele vai tomar a decisão de compra. 
É muito importante seguir as etapas, pois quando você pula, você não o qualifica, ou seja, acaba queimando oportunidades, já que o seu lead ainda não estava pronto para decidir comprar o seu produto/serviço.
A qualificação do lead é essencial para fechar vendas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Marketing Sherpa, em média 73% dos leads ainda não estão prontos para vendas, por isso não podemos pular nenhuma etapa do funil.
Nesse processo de qualificação do lead, você vai peneirar o seu público, levando para cada nova etapa apenas aqueles que tem interesse real em comprar com sua marca, investindo tempo e dinheiro em uma oportunidade mais concreta.

O que é a nutrição de leads e por que é tão importante?

O nome já é bastante explicativo. A nutrição de leads é exatamente isso, alimentar o seu consumidor em potencial com conteúdo relevante durante todas as etapas do funil. 
É muito importante nutrir os leads, pois só assim você os preparará e os convencerá de escolher a sua marca como opção para efetuar as compras. 
Cada etapa do funil requer estratégias e conteúdos diferentes, afinal são estágios específicos do processo de compras. 


 
O primeiro passo para nutrir o seu lead de forma correta é entender em que parte do funil está, depois disso, guiá-lo de onde estiver até o topo com conteúdos específicos de cada etapa. Chegando lá ele já estará pronto para se tornar um cliente real, optando pelo seu produto/serviço. 
A nutrição é feita através da produção de conteúdos relacionados aos interesses do seu consumidor, fazendo com que ele se interesse pela sua marca e então tenha confiança para escolher ela dentre todas as outras opções disponíveis no mercado. 
Essa produção de conteúdo é bastante conhecida como inbound marketing. Aqui no blog da Imidiata temos alguns artigos sobre o tema. Se quiser se aprofundar basta clicar aqui.
Basicamente a nutrição dos leads é o que faz com que eles mantenham o interesse pela sua marca e não sejam fisgados pela concorrência, por isso depois de atraí-los é tão importante ter o trabalho de nutri-los.
A relação entre cliente e marca é como relações pessoais, se você não dá atenção, logo eles perdem o interesse por você e buscam quem os dê atenção de verdade.

Como nutrir os leads?

Se você ainda não tem estratégias montadas para nutrir os seus leads, chegou a hora de parar de perder vendas: Vem pra Imidiata! Somos uma agência de comunicação com uma equipe especializada em marketing digital, que está pronta para montar o melhor plano para atingir todos os seus objetivos e claro, guiar o seu consumidor por todo o funil de vendas até o topo. 
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