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Artigos / Julho, 2019

Como funciona uma agência de publicidade?

Você sabe o que é uma agência de publicidade? Qual é a sua função? Seus departamentos? Não? Pode ficar tranquilo, estamos aqui para te ajudar a entender como funciona uma agência de publicidade.


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Empreendedores de todos os tipos procuram por agências de publicidade para administrarem a comunicação de suas marcas. Escolher uma não é uma tarefa fácil, afinal você está escolhendo alguém que irá falar por sua empresa.

Existem muitas opções de agências por aí, mas para tomar a decisão e escolher a certa é necessário ter um conhecimento sobre como funciona uma, assim você terá alguns parâmetros para decidir.

Por isso, trouxemos esse texto para que você entenda como funciona uma agência de publicidade e possa decidir qual será a sua.

O que é uma agência de publicidade?

Uma agência de publicidade é a empresa responsável por desenvolver planejamentos estratégicos, criação e execução de campanhas de comunicação, marketing e endomarketing, com objetivos bem definidos para alcançar metas e sanar quaisquer problemas de comunicação dos clientes.

Ela é uma peça fundamental para auxiliar as empresas que querem se tornar reconhecidas no mercado e consequentemente crescer. Isso é feito através da divulgação das marcas, produtos e serviços com estratégias bem pensadas e com foco em atingir o público-alvo do cliente.

Tudo isso é elaborado e estruturado por uma equipe composta por diversos profissionais, cada um com sua especialidade dentro da publicidade, por isso uma agência é dividida em alguns setores básicos.

Como é dividida uma agência de publicidade?

A publicidade possui diversas áreas de atuação, são elas: o atendimento, planejamento, mídia e criação. Dentro das agências, geralmente se encontram pelo menos um profissional de cada uma delas.

Todas as áreas dependem uma da outra para que o trabalho de uma agência seja feito por completo. Separadas fazem seu papel individual e no final juntas criam o que chamamos de campanha, baseados em estratégias pensadas em solucionar problemas de comunicação.

É claro que o corpo de colaboradores varia de agência para agência, afinal cada uma tem seus métodos de trabalho e podem possuir menos ou às vezes mais áreas como tráfego, assessoria, fotografia e outras.

Áreas da Publicidade

Atendimento

O atendimento publicitário é o profissional responsável pelo contato direto com o cliente. Atua fazendo a manutenção das contas que a agência possui, pode ou não ser responsável pela prospecção de novos clientes e toma conta de tudo o que será feito para e por eles.

A partir do primeiro contato com o cliente, o atendimento coleta o briefing, documento no qual são inseridas todas as informações pertinentes para a agência a respeito do cliente. Após isso o briefing é feito periodicamente para o desenvolvimento de novas campanhas e ações específicas.

Esse profissional precisa ter um alto nível de conhecimento na área, pois muitas vezes o próprio cliente não consegue identificar oportunidades ou desvantagens em seu negócio. Ter esse conhecimento teórico e prático de publicidade o ajuda a identificar, buscar e extrair todas as informações necessárias para que sejam propostas soluções eficazes, que ajudarão o cliente a crescer e se posicionar no mercado.

Algumas qualidades que os atuantes nessa área desenvolvem para ter êxito são a boa organização, fala, escrita, simpatia, paciência e principalmente comunicação, afinal estarão sempre em contato com pessoas e saber se expressar, gostar de se comunicar é essencial.

O jogo de cintura é um dos pontos que devem ser desenvolvidos, pois faz parte da vida desse profissional, uma vez que ele é quem deve estar preparado para lidar e gerenciar todas as situações possíveis que envolvem um cliente, inclusive as crises.

Planejamento

O profissional de planejamento é quem organiza todas as informações que vieram do cliente através do briefing, coletado na primeira etapa pelo atendimento.

É responsável por identificar os problemas do cliente, oportunidades do mercado, estruturar as ações que serão desenvolvidas para atingir os objetivos, fazer pesquisas e distribuir a verba disponível do cliente nos meios de comunicação que serão mais eficazes.

Para alcançar os melhores resultados geralmente tem como estratégia fazer uma reunião chamada de brainstorm, na qual toda a equipe responsável pelo cliente se reúne para discutir o briefing e propor soluções de formas criativas.

Após essa reunião ele coloca em prática todos os seus conhecimentos e realiza as pesquisas em todos os meios necessários, para que possa ter em números e dados os argumentos necessários para confirmar se as ações desenvolvidas tem embasamento real.

Finalizando a pesquisa, estrutura um planejamento para o cliente, no qual são inseridas todas as informações pertinentes para a campanha, como público-alvo, peças, meios de divulgação, datas, verba disponível, etc.

Mídia

O profissional de mídia é responsável por escolher os melhores canais e veículos para inserir os anúncios de uma campanha. Faz isso baseado no planejamento (feito pelo profissional de planejamento), no qual são estipulados a verba total da campanha e os meios que serão utilizados para divulgação.

Existem muitos canais de divulgação, como televisão, rádio, Facebook Ads, Google Ads, displays, entre muitos outro. Para fazer o investimento certeiro, o mídia, desenvolve uma pesquisa em todos esses meios procurando o que melhor se adequa a necessidade e verba do cliente, sempre pensando nos que irão trazer os melhores resultados e seguindo a base do planejamento.

Além disso, é responsável por fazer orçamentos de materiais gráficos, buscar por fornecedores, e desenvolver os planos de mídia, arquivo com todas as informações de ações que serão feitas durante a campanha, verba investida, materiais, canais, quantidade de inserções, etc.

Ele deve ser bastante comunicativo e organizado assim como o atendimento, pois é ele quem mantém contato com os fornecedores e canais de veiculação, sendo responsável por fazer negociação de espaços e valores.

Criação

Um dos setores mais conhecidos das agências de publicidade é a criação. É nela que são materializadas as ideias criativas, ou seja, nela nascem os conceitos e são desenvolvidas as peças até chegarem para o público final.

São inúmeros os materiais que podem ser feitos nesse setor, por isso e necessário que além do conhecimento nas ferramentas e softwares, os criativos possuam versatilidade e tenham conhecimento dos diferentes formatos, para que consigam desenvolve-los seguindo suas especificações estéticas e conceituais.

A criação é um setor que não é composto apenas por um profissional, mas sim, alguns, são eles:

  • Diretor de criação:

Orienta os profissionais de todo o setor, aprova e supervisiona os materiais produzidos por eles.

  • Diretor de arte:

Supervisiona os designers e cria os conceitos e identidades visuais de campanhas.

  • Designer:

Desenvolve os materiais para mídias online e offline, layouts, identidades visuais, branding, entre muitos outros.

  • Redator:

Produz conteúdo para as marcas, textos para as peças, títulos de campanhas, textos para blog, slogans, naming, roteiros para vídeos, spots, entre outros materiais e revisa todas as peças produzidas pela equipe.

  • Produtor Audiovisual:

Edita e captura vídeos. Muitas vezes essa área e terceirizada nas agências, sendo contratada uma produtora de vídeo para realizar o trabalho, mas que mesmo assim continua sendo supervisionado pela agência e só é repassado ao cliente quando aprovado pela equipe.

 

Foi fácil compreender como funciona uma agência de publicidade, não é mesmo?

O principal objetivo de uma agência é simples, transmitir mensagens ao público-alvo de cada cliente, cumprindo metas e objetivos de comunicação, posicionando e destacando-os no mercado.

Se você, assim como muitos quer ver a sua marca crescer, vai uma dica de amigo, tenha uma agência de publicidade ao seu lado, isso torna essa missão muito mais fácil. Entretanto, contrate uma que realmente entenda.

Caso tenha interesse, opte por quem entende, opte pela Imidiata Comunicação! Você pode até vir nos conhecer, o que acha? Podemos agendar uma visita, tomar um café e trocar uma ideia? Temos certeza de que voce não vai se arrepender.